Programação especial totalmente gratuita conta ainda com rodas de conversa sobre conscientização e história, além da Trilha do Engenho

Tenda Oceano, com curiosidades sobre o mundo marinho – foto Priscila Saviolo

O Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, está realizando uma série de atividades ambientais e culturais aos visitantes entre os dias 9 e 29 de janeiro. A programação conta com uma exposição de espécies marinhas, rodas de conversa e também trilhas monitoradas que envolvem história e conscientização.

Todas as atividades da programação são acompanhadas por monitores voluntários do parque. Eles estão à disposição do público das 9h30 às 17h.

O visitante não precisa pagar nada para participar de nenhuma das atividades. Apenas vai precisar pagar a tarifa de visitação (R$13/pessoa) e o transporte até o parque. Quem quiser, pode ainda conferir as trilhas subaquáticas  que que vão até o dia 14.

Para curtir o passeio, a dica é levar água, lanche, protetor solar, repelente, boné ou chapéu, muda de roupa. Não se também esqueça da máquina fotográfica!

Confira as atividades e participe

De 9 a 29/01:

Tenda Oceano – Voluntários do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) realizam uma exposição na Tenda Oceano, com exemplares de organismos marinhos para mostrar ao público, bem como falar sobre os oceanos, lixo marinho, cadeia alimentar e a profissão do oceanógrafo.

Trilha do Engenho – Os voluntários conduzem o visitante nesta Trilha de Nível Fácil, abordando tanto os aspectos históricos como ambientais deste percurso, oferecendo  uma experiência rica ao visitante que poderá compreender melhor a função do Parque Estadual Ilha Anchieta.

De 09/ a 23/01:

Espaço Infantil: Um ambiente com atividades onde criançada pode colorir desenhos da fauna e flora do PEIA. Também há livros infantis e oficinas de brinquedos com materiais recicláveis. A dica nesta tenda é estimular a interatividade entre pais e filhos.

Roteiro Histórico: A rica história da Ilha Anchieta poderá ser ouvida da boca de algumas pessoas que participaram de episódios como a Rebelião do Presídio, que aconteceu em 1952. Representantes da Associação Pró-Resgate Histórico Filhos da Ilha (APRHIAF) estarão à disposição para acompanhar os visitantes no roteiro histórico que envolve as ruínas do presídio, vila militar e quartel.

Sobre o Parque Estadual Ilha Anchieta

Com 828 hectares de extensão, sete praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, o Parque Estadual Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do Estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Administrado pela Fundação Florestal, o PEIA proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos pelo PEIA.

Serviço

Endereço Sede Administrativa: Avenida Plínio de França, Nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba-SP (Píer Saco da Ribeira)

Telefone:  12 3842-2811

Email: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br