A Estrada-Parque dos Castelhanos, em Ilhabela, é uma das  vias mais paradisíacas do arquipélago do litoral paulista. Com cachoeiras, trilhas e a belíssima Praia dos Castelhanos, ela é um destino muito procurado pelos turistas.  A estrada de terra possui 17 km de extensão e  corta o Parque Estadual Ilhabela (PEIb), em uma área de Mata Atlântica preservada de grande biodiversidade.

Praia dos Castellhanos é um dos atrativos mais procurados de Ilhabela - foto divulgação

Praia dos Castellhanos é um dos atrativos mais procurados de Ilhabela – foto divulgação

Durante o verão, o movimento nessa estrada intensifica, aumentando risco de acidentes. Por isso, é importante que o motorista preste bastante atenção a esses alertas que a Fundação Florestal está fazendo a quem vai visitar Ilhabela nesse período.

Confira as principais regras e informações importantes:

– Horário de funcionamento: das 7h às 14h – sentido Perequê / Castelhanos e das 15h às 19h sentido Castelhanos / Perequê. Autorizações para situações de exceção deverão ser solicitadas com antecedência à gestão do Parque;

– Limite máximo de veículos por dia: 60 motos, 42 veículos particulares e 65 jipes comerciais. Na temporada de verão, a capacidade de carga da Estrada costuma chegar ao limite máximo permitido. A dica do PEIb é visitar o atrativo em dias de menor movimento ou procurar uma agência de turismo;

– Velocidade máxima permitida:  30km/h. Condutores devem dar prioridade aos pedestres e ciclistas, além de permanecer atentos aos animais silvestres;

– Pedestres e ciclistas: recomenda-se que façam seu passeio nas primeiras horas do dia, quando o movimento de veículos motorizados é menor;

– Apenas veículos 4×4 estão autorizados a transitar na Estrada;

– Todos os usuários deverão passar pela guarita de controle e respeitar as orientações dos funcionários a serviço do Parque;

– Livre acesso: TODOS OS MORADORES DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS CAIÇARAS DA BAÍA DOS CASTELHANOS e donos de residências da Praia dos Castelhanos têm livre acesso, a qualquer horário e acima da capacidade de carga. O Parque possui uma lista de pessoas autorizadas, elaborada mediante cadastro oficial. A lista é atualizada pelo PEIb e pelas Associações da Comunidade dos Castelhanos.

– Respeite às Leis Municipais, às normas de Castelhanos (em especial o adequado estacionamento de veículos e a proibição de tráfego na praia) e o modo de vida das comunidades.

As normas na íntegra podem ser consultadas na PN FF/DE 211/2014.

Gestão participativa

As regras foram construídas com a participação de órgãos públicos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Ilhabela, Polícia Ambiental, Polícia Militar, DER, Câmara de Vereadores, além do setor turístico do município, Conselho do PEIb,  ONG’s socioambientais, associações de Ilhabela e principalmente, da Comunidade Tradicional Caiçara da Baía dos Castelhanos.