Divulgação: PETAR

Divulgação: PETAR

O Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira (PETAR) registrou a presença de uma Onça-parda (Puma concolor) e uma Jaguatirica (Leopardus pardalis) em sua área. As imagens foram captadas por câmeras trap instaladas em pontos estratégicos da Unidade de Conservação.

Os dois felinos são espécies ameaçadas de extinção e seus registros em foto e vídeo evidenciam a importância do trabalho de proteção à biodiversidade, realizado pelos funcionários da Fundação Florestal, juntamente com pesquisadores como a bióloga Beatriz Beasegal, que há mais de 20 anos trabalha com monitoramento de carnívoros.

Sobre o parque
O PETAR faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Paranapiacaba, composto pelo Parque estadual Intervales (PEI), Parque Estadual Carlos Botelho (PECB), Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (PENP), Estação Ecológica Xituê (EEX) e Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Mar. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o PETAR protege um dos cinco ecossistemas mais importantes do mundo.

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
Endereço: Av. Isidoro Alpheu Santiago, 364 – Fepasa – Apiaí/SP
Ingresso: R$ 13,00 por pessoa. (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência não pagam ingresso. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Telefone: (15) 3552-1875
E-mail: petar@fflorestal.sp.gov.br