A partir de 2017, o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) terá um atrativo muito especial, a Trilha das Palmeiras. Totalmente adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças pequenas, o novo atrativo oferece um percurso de 700 m, conduzindo os visitantes da Sede Administrativa do Parque por um trecho de Mata Atlântica preservada, com passagem sobre o Rio Santo Antônio.

Durante o percurso, há três pontos para descanso e realização de piqueniques. A trilha, que possibilita também atividades de educação ambiental e observação de aves, termina na Prainha, uma piscina natural que é outro atrativo do Núcleo Caraguatatuba do PESM.

De acordo com o diretor executivo da Fundação Florestal, Eduardo Camargo, a nova trilha tem potencial para proporcionar uma experiência única aos visitantes. “A Trilha das Palmeiras oferece a possibilidade de observar a fauna e a flora, respirar o ar puro da floresta e ter esse contato direto com a natureza, que é tão importante para todos nós”.

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas
Para a implantação da trilha acessível, não houve impacto ambiental, pois o caminho já era utilizado para acesso ao Centro de Visitantes. A obra foi proposta pela Fundação Florestal, pela gestão do Núcleo Caraguatatuba do PESM, como uma das condicionantes do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) da empresa Massaguaçu S.A. e tem previsão de término no início de 2017. O PRAD prevê ainda, a doação de duas áreas que somam 34,5 hectares, integrando o patrimônio público abrangido pelo Parque Estadual Serra do Mar e a recuperação ambiental das áreas de lavra da Pedreira Massaguaçú.

Sobre o Parque
O Núcleo Caraguatatuba foi incorporado ao Parque Estadual Serra do Mar, na época de sua criação, em 1977. Antes disso, a área era categorizada como Reserva, desde o ano de 1956. Seus 35.947 hectares representam pouco mais de 10% de todo o território do PESM. Exuberantes paisagens formam os remanescentes de Mata Atlântica presentes no núcleo, como os mananciais da represa de Paraibuna, as matas de encosta, os rios, as cachoeiras e os belíssimos cenários vistos da Rodovia dos Tamoios (SP-099) e da Estrada do Rio Pardo.

Endereço: Rua do Horto Florestal, 1200 – Rio do Ouro – Caraguatatuba – SP.
Ingresso: R$ 13,00  (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência não pagam ingresso. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h
Telefone: (12) 3882-5999 / (12) 3882-3166