Trilha dos Jequitibás no PEV – Foto: Heverton José Ribeiro

O Parque Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, completou 46 anos, nesta quarta-feira, 26. Esta Unidade de Conservação protege um dos últimos remanescentes de vegetação natural na região, abrigando a maior concentração de Jequitibás-rosa (Cariniana legalis) do Estado, incluindo o maior exemplar paulista acessível à visitação pública, carinhosamente chamado de “O Patriarca”. Outro destaque é o “Cerrado Pé-de-Gigante”, nome dado a uma enorme depressão, que vista do alto, remete à forma da pegada de um gigante.

O território pertencia à antiga Usina Açucareira Vassununga, que foi transformada em Parque Estadual no dia 26 de outubro de 1970, por meio do Decreto No 52.546, devido à necessidade de preservar as maiores e mais belas florestas de jequitibás-rosa e os animais silvestres, além das belezas cênicas, a importância histórico-cultural, a localização e o potencial turístico do local.

Destaque na TV
Recentemente, o PEV foi destaque no programa Terra da Gente, da Rede Globo. Vale a pena ver de novo! Assista:

http://redeglobo.globo.com/sp/eptv/terradagenteeptv/videos/t/edicoes/v/jequitibas-do-parque-vassununga/5118450/

http://redeglobo.globo.com/sp/eptv/terradagenteeptv/videos/t/edicoes/v/animais-do-parque-vassununga/5118461/

 

SERVIÇO
O Centro de Visitantes do Parque Estadual Vassununga fica na Rodovia Anhanguera SP 330, km 245, sentido Norte (São Paulo a Ribeirão Preto ), em Santa Rita do Passa Quatro. As visitas devem ser agendadas com antecedência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo email: pe.vassununga@fflorestal.sp.gov.br