O Dia da Árvore está chegando e para celebrar a data o Parque Estadual Cantareira (PEC) oferece, em três de seus núcleos, uma semana de atividades para visitantes e estudantes do entorno da Unidade de Conservação. Confira abaixo a programação:
Núcleo Cabuçu
Nos dias 17 e 18 o parque estará aberto das 9h às 16h30 para o público em geral e quem passar pelo parque poderá deixar uma mensagem na “Árvore da Sabedoria”.
De 20 a 23, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, haverá uma roda de conversa sobre a flora da Mata Atlântica, gincana de reconhecimento de espécies arbóreas e confecção de mensagens de aproveitamento de aprendizado e conscientização, para alunos de escolas da região.
Núcleo Engordador
No dia 21 de setembro, das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30 alunos do entorno do Núcleo participarão de uma gincana ecológica e atividade de pintura.
Núcleo Pedra Grande
Entre os dias 20 e 22 de setembro, das 13h30 às 16h30, estudantes participarão de uma palestra sobre o PEC e a importância da sua conservação. A seguir, uma atividade na Trilha das Figueiras proporcionará aos alunos a experiência de serem monitores ambientais por um dia. Com informações básicas e auxílio dos monitores do parque os estudantes irão colocar em prática o que aprenderam e explicarão aos demais sobre questões ambientais focadas na flora da Mata Atlântica, promovendo assim o estímulo em compartilhar conhecimento e despertar a curiosidade nos demais.
Ao final, haverá o plantio de uma muda de espécie nativa de Mata Atlântica e uma “Árvore da Sabedoria”, no qual os participantes citarão frases de incentivo à preservação que ficarão expostas no Centro de Visitantes do Núcleo Pedra Grande para que o público possa ler essas mensagens e deixar também o seu recado.
A ação tem objetivo de conscientizar todos os participantes sobre a importância das árvores e florestas na manutenção dos serviços ecossistêmicos, além de orientar sobre o impacto do descarte irregular de resíduos sólidos no meio ambiente.
Sobre o parque
O Parque Estadual Cantareira constitui uma importante área remanescente de Mata Atlântica na metrópole e é considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo. É uma região que contem muitas nascentes e diversos cursos d’água que exercem papel fundamental na história do abastecimento de água na cidade de São Paulo. Abrigam diversas espécies de fauna e flora, inclusive algumas espécies ameaçadas de extinção do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
Núcleo Pedra Grande – Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal – São Paulo/SP – 2203-0115
Núcleo Cabuçu – Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Jardim São Luis – Guarulhos/SP – (11) 2401-6217
Núcleo Engordador – Av. Cel. Sezefredo Fagundes, (altura do nº 19100) – Jardim Cachoeira – São Paulo/SP – (11) 2995-3254
Dias de funcionamento: sábado, domingo e feriados / Horário: das 8h às 17h
Ingresso: R$ 13,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.