Baia do Araça, em São Sebastião, território da APAMLN – foto Luis Lousada

A Fundação Florestal, em parceria com o Instituto Florestal, Polícia Militar Ambiental, Ibama e ICMBio, realizaram na última semana, uma ação integrada de fiscalização em Unidades de Conservação (UC) do Litoral Norte de São Paulo. O objetivo da atividade foi vistoriar e monitorar o território das UC da região, afim de verificar possíveis irregularidades como:expansão de ocupações terrestres, desmatamentos, ranchos de caça e exploração de palmito-juçara, invasão de espécies exóticas e pesca ilegal, entre outros.

Em dois dias de atividades, foram vistoriados, em sobrevoo, os territórios da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Litoral Norte, nos municípios de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, a Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião; o Parque Estadual Ilha Anchieta em sua totalidade, a parte alta do Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar, dentro dos municípios de Paraibuna e Natividade da Serra e o Parque Estadual Ilhabela, além das ilhas de Cabras e Palmas, que fazem parte da Estação Ecológica Tupinambás (ICMbio) em Ubatuba.

As irregularidades constatadas durante a ação serão verificadas localmente, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM e SIM-MAR) com o objetivo de manter a integridade das áreas protegidas e preservar a sua biodiversidade.

De acordo com o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, este tipo de operação é um excelente reforço para o monitoramento já realizado em terra, a fim de proteger as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. “Este tipo de operação é muito eficaz, capaz de cobrir grandes extensões em Unidades de Conservação terrestres e marinhas, além de áreas de difícil acesso em um curto intervalo de tempo, auxiliando nossas equipes na prevenção e na identificação de infrações ambientais.”