Pela segunda vez em 2016, o Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar flagrou a presença de uma onça-pintada (Panthera onca) em seu território. O registro foi feito por uma das câmeras trap do parque, que estão sendo utilizadas para o monitoramento de fauna na Unidade de Conservação. A onça-pintada que aparece nas imagens aparenta ser um indivíduo adulto. Ao que tudo indica, trata-se do mesmo animal que foi registrado da outra vez, na mesma região do parque.

De acordo com o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, as recentes descobertas são motivo de alegria para a Fundação Florestal, uma vez que os registros de onça-pintada são muito raros atualmente. “A onça-pintada é um animal criticamente ameaçado de extinção, tanto pela diminuição de seu habitat, como pela caça. Encontrar este animal em nossas Unidades de Conservação é uma prova concreta de que estamos fazendo a nossa parte.”

Pesquisa científica
As armadilhas fotográficas da Unidade de Conservação estão sendo utilizadas no projeto “Ecologia da onça-parda em remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista”. O estudo é coordenado pela analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CENAP/ICMBio), Lilian Bonjorne de Almeida, para seu doutorado na State University of New York/ College of Environmental Sciences and Forestry (SUNY/ESF).

Para o biólogo e analista ambiental do CENAP/ICMBio, Henrique Gonçalves, responsável pela instalação da armadilha fotográfica que registrou a onça-pintada, a parceria entre ICMBio e Fundação Florestal é essencial e deve continuar trazendo benefícios para a conservação dos grandes felinos da Serra do Mar.

Sobre o Núcleo
O Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar tem como principal missão a preservação dos mananciais que atendem tanto à metrópole paulista como a Baixada Santista; além de garantir a integridade física da área. A trilha do Mirante é a principal rota do núcleo, que leva os turistas até os Campos Nebulares, o próprio Mirante de onde se vê do alto algumas cidades da Baixada Santista e a histórica Capela de Santa Rita de Cássia.

Serviço
O Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Curucutu fica na Estrada da Bela Vista, 7090 – Parelheiros – SP. Para mais informações e agendamento, ligue (11) 5975-2000 / (13) 3422-5657, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou escreva para: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br. Para saber mais sobre este núcleo, clique aqui.