Paulo Almeida, diretor executivo da Fundação Florestal; Adriana Neves, da Educação Ambiental da Fundação Florestal; e Patrícia Iglecias, Secretária Estadual de Meio Ambiente - Foto Jeniffer Noronha

Paulo Almeida, diretor executivo da Fundação Florestal; Adriana Neves, da Educação Ambiental da Fundação Florestal; e Patrícia Iglecias, Secretária Estadual de Meio Ambiente – Foto Jeniffer Noronha

A Fundação Florestal (FF) completou 30 anos na última sexta-feira, 1º de julho. Para celebrar a data, a instituição anunciou o Programa de Educação Ambiental. A comemoração do aniversário aconteceu no Parque Estadual Cantareira, reunindo cerca de 150 pessoas, entre funcionários, parceiros e convidados, além da presença da Secretária Estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias.

A celebração contou ainda com uma exposição exposição virtual de fotos, produzidas por funcionários da instituição em Unidades de Conservação (UC), administradas pela FF.

Para o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, a data marca três décadas de avanço na área ambiental no Estado de São Paulo. O diretor ainda destacou a questão da sustentabilidade como a premissa para os próximos anos. “Nós precisamos compreender que nestas funções que temos, mais do que pensarmos com uma visão puramente preservacionista, o desenvolvimento sustentável é uma necessidade de adaptação.”

A secretária de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias destacou o trabalho que toda a Fundação Florestal vem realizando. “Nessas três décadas, a Fundação Florestal tem atingido o objetivo de contribuir para a conservação, o manejo e a preservação das nossas áreas. É uma contribuição imensurável para o estado de São Paulo e isso só é possível graças ao trabalho de todos os funcionários.”

Programa de Educação Ambiental
O Programa tem como objetivo principal unificar ações de maneira institucional, sem perder as identidades e especificidades locais e regionais das Unidades de Conservação (UC), promovendo a troca de experiências exitosas e fortalecendo as ações de educação ambiental para o público visitante das UC da Fundação Florestal.

30 anos de dedicação à preservação ambiental
Há três décadas, a Fundação Florestal dedica-se à conservação ambiental, além de promover educação ambiental por meio do ecoturismo. Entre os destaques do trabalho desenvolvido pela Fundação Florestal estão:

· Programa Estadual de apoio às Reservas Particulares do Patrimônio Natural
Programa RPPN Paulistas foi instituído em 2006, por meio do Decreto Estadual nº 51.150, atribuindo à Fundação Florestal, a responsabilidade pela sua implantação. Desde sua implantação em 2006, 41 RPPN foram reconhecidas por meio do Programa RPPN Paulistas da Fundação Florestal, perfazendo 17.145,36 hectares, distribuídas nos biomas Mata Atlântica e Cerrado e ecossistemas associados. Além destas unidades nosso estado conta com mais 45 RPPN, criadas no âmbito do governo federal e uma pelo governo municipal, protegendo mais 4.511,53 hectares.

· Programa “Recuperação Socioambiental da Serra do mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica”
O Parque Estadual da Serra do Mar é a maior área contínua de Mata Atlântica preservada no Brasil. Este patrimônio ambiental sofre a ameaça da ocupação por assentamentos habitacionais irregulares e precários. Promovendo a conservação e a recuperação socioambiental da Serra do Mar foi instituído o Programa “Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica” – Programa Serra do Mar, contando entre outros, com intervenções habitacionais destinadas a desocupação e liberação destas áreas, bem como com a ampliação da fiscalização destes territórios por meio da ação da Policia Militar Ambiental.

Além da ação específica nos bairros cota, em Cubatão, o programa atua na recuperação socioambiental em outras áreas do Parque Estadual da Serra do Mar, no Mosaico de Unidades de Conservação da Juréia-Itatins e no Mosaico de Ilhas e Áreas Marinhas Protegidas do Litoral Paulista, com ações que visam a recuperação socioambiental e o desenvolvimento sustentável destes territórios, atendendo a 18 Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável, em 30 municípios do Estado de São Paulo.

· SIM E SIMMAR
O Sistema de Monitoramento Integrado (SIM) é um Plano de Fiscalização Ambiental das Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado de São Paulo. Foi instituído por meio da Resolução SMAJ76 de 26/09/2012, com o objetivo de estabelecer ações integradas de fiscalização e monitoramento dos recursos naturais no interior e na zona de amortecimento das Unidades de Conservação da Natureza administradas pelo Governo do Estado de São Paulo. Por meio deste programa, Policia Militar Ambiental (PMA), Fundação Florestal (FF), Instituto Florestal (IF) e o Instituto e Botânica e Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente trabalham de forma integrada na fiscalização de áreas legalmente protegidas.

· Corta-Fogo
Realizada desde 1988, com o nome original de Operação Mata-Fogo, a iniciativa tem por objetivo poupar vidas e evitar prejuízos ambientais e materiais decorrentes de queimadas, integrando ações de prevenção, monitoramento, controle e combate aos focos de incêndios. Participam do programa: Fundação Florestal (FF), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SMA), Defesa Civil, prefeituras paulistas, Casa Militar, Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), Corpo de Bombeiros, Instituto Florestal (IF) e Polícia Militar Ambiental.

· Criação de novas UC
Entre 2008 e 2016, a Fundação Florestal conquistou e vem conquistando grandes avanços também com a criação de novas UC, como as APA Marinhas, Contínuo da Cantareira, Restinga de Bertioga, Nascentes do Paranapanema e outros.

Números verdes
São Paulo é o Estado brasileiro que mais tem Unidades de Conservação no Brasil. São 50 Áreas de Proteção Integral (Parques, Estações Ecológicas, Monumentos Naturais e Refúgios de Vida Silvestre), totalizando 953 mil hectares (4% do território paulista); 45 Áreas de Uso Sustentável (Áreas de Proteção Ambiental (APA), Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), totalizando 3.640.000 ha, sendo 10% da área terrestre e 50 % da área marinha.

Em São Paulo, as primeiras Unidades de Conservação criadas foram o Parque Estadual de Campos do Jordão (Decreto Estadual 11.908 de 27/3/1941); a Reserva Biológica do Alto da Serra (Paranapiacaba), criada em 1901 como Estação Biológica do Alto da Serra Parque Estadual e o Parque Estadual Cantareira, criado por Lei Estadual 6.884/1962

As UC da FF abertas ao público recebem anualmente uma média de 1,8 milhão de visitantes ao ano. Sediada na Zona Norte de São Paulo e com uma equipe de 574 funcionários diretos, atualmente a FF, que é vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, administra 94 Unidades de Conservação em todo o Estado.