Área Proteção Ambiental Marinha Litoral Sul – Foto: Divulgação FF

Entre os meses de maio e junho, são celebradas importantes datas ambientais, como o Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05), o Dia Mundial de Meio Ambiente (05/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (08/06). Para marcar as datas e promover a conscientização ambiental, a Fundação Florestal – por meio de diversas Unidades de Conservação (UC) espalhadas por todo o Estado de São Paulo – realiza o Mês do Meio Ambiente.

De 27 de maio a 30 de junho, serão realizadas atividades ao ar livre, esportes náuticos voltados para portadores de deficiência, plantios, apresentações culturais, palestras, brincadeiras educativas e muito mais.

No Litoral Sul, o Mosaico de Unidades de Conservação Jureia-Itatins, a Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Sul e o Parque Estadual Campina do Encantado oferecem programações especiais.

Segundo o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, este é um momento de grande mobilização em prol do Meio Ambiente no Estado de São Paulo. “Estamos diariamente atentos e trabalhando pela preservação dos nossos recursos naturais. Porém, neste período, entre a segunda quinzena de maio e todo o mês de junho, o trabalho de conscientização junto ao público é intensificado. Acreditamos que o contato com a natureza, por si só, promove a sensibilização. É preciso sentir-se parte do meio ambiente para desejar protegê-lo. Desta forma, incentivamos a visita de estudantes e demais públicos, para que vejam de perto as belezas protegidas pelas nossas UC e sejam nossos aliados na preservação ambiental.”

Mosaico de Unidades de Conservação Jureia-Itatins
De 6 a 10 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, o Mosaico de Unidades de Conservação Jureia-Itatins realiza o projeto “Educação na Natureza”, voltado para o Ensino Fundamental ll e Ensino Médio de Peruíbe e região. O evento acontece na Sede Administrativa do MUCJI, gratuitamente. Serão agendadas saídas de campo em trilhas do MUCJI. Toda a comunidade escolar do entorno do Mosaico de Unidade de Conservação Jureia-Itatins pode participar. As inscrições podem ser feitas de 16/05 a 27/05/16.

A trilha deverá ser percorrida em grupos de cinco alunos, com equipamento fornecido pelo projeto, acompanhados por um monitor. Após a atividade prática, será feita a exibição do “Minuto Ambiental”, pequenos vídeos elaborados pelos próprios alunos, que abordam questões ambientais, a partir de vivências que eles tiveram dentro e no entorno das áreas do MUCJI. A atividade busca estimular o protagonismo juvenil, levando o aluno a atuar como parte da solução, pelo exercício da cidadania ativa, construtiva, criativa e solidária.

O evento conta com o apoio do Projeto Ecossistemas Costeiros do Instituto de Biociências da USP, Equipe do Programa de Educação Ambiental do MUCJI e Escolas Municipais e Estaduais do Município de Peruíbe (EE Portal da Juréia, EE Ottoniel Junqueira, EE Maya Alice Eckman, EMEF Prefeito Jose Roberto Preto.)

Mosaico de Unidades de Conservação de Juréia-Itatins
Endereço: Estrada do Guaraú, n° 4.164 – Peruíbe – SP
Dias e horários de funcionamento:
Visitação somente para educação ambiental, ecoturismo e realização de pesquisa científica, mediante agendamento prévio.
E-mail: ec.jureiaitatins@fflorestal.sp.gov.br

– Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Sul
Entre os dias 6 e 10 de junho, da 8h às 17h, a Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Sul (APAMLS) participa da 7ª Semana do Meio Ambiente do Vale do Ribeira, com atividades voltadas para alunos de escolas públicas dos municípios abrangidos Unidade de Conservação: Cananéia, Iguape e Ilha Comprida.

Já que no dia 8 de junho também é comemorado o Dia dos Oceanos, a equipe da APAMLS realizará atividades lúdicas voltadas para o ambiente marinho, com o tema “SOS Oceanos”. Serão apresentadas palestras sobre a Unidade e sua importância, vídeos com as principais problemáticas dos oceanos, como: os resíduos sólidos, a sobre-explotação dos recursos pesqueiros e o impacto das atividades humanas ao ambiente marinho.

A proposta é de unir os esforços, fortalecer os eventos locais e permitir maior integração entre as instituições da região do Litoral Sul e Vale do Ribeira. O evento é organizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas da região.

SERVIÇO
Para mais informações sobre a APA, envie e-mail para: apamarinhals@fflorestal.sp.gov.br ou ligue para (13) 3851-1163/ 3851-1108, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

– Parque Estadual Campina do Encantado
De 1° a 5 de junho, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o Parque Estadual Campina do Encantado participa da 5° Semana do Meio Ambiente de Pariquera-Açu. Durante o evento, serão apresentadas atividades nas escolas da região. Em conjunto com professores o tema Meio Ambiente será trabalhado por meio de palestras, gincanas, oficinas, dinâmicas, pesquisas e seminários. No dia Mundial de Meio Ambiente, 5 de junho, das 10h às 15h serão distribuídas mudas nativas, no Posto da Polícia Rodoviária do município de Pariquera Açu.
Prefeitura Municipal de Pariquera-Açu, Polícia Militar Ambiental, Projeto Meninos Ecológicos estão juntos neste evento.

Parque Estadual Campina do Encantado
Acesso pela: Rua Santo Salete, 262 – Centro – Pariquera-Açu/SP
Dias e horários de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h
Ingresso: entrada gratuita
Telefone: (13) 3856 1002 / (13) 3841 2026
E-mail: pe.campinadoencantado@fflorestal.sp.gov.br

Para conhecer a programação completa nas demais regiões do Estado, clique aqui.