Praia Itaquitanduva – Parque Estadual Xixová-Japuí – Foto: Mariana M. de Sousa

Entre os meses de maio e junho, são celebradas importantes datas ambientais, como o Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05), o Dia Mundial de Meio Ambiente (05/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (08/06). Para marcar as datas e promover a conscientização ambiental, a Fundação Florestal – por meio de diversas Unidades de Conservação (UC) espalhadas por todo o Estado de São Paulo – realiza o Mês do Meio Ambiente.
De 27 de maio a 30 de junho, serão realizadas atividades ao ar livre, esportes náuticos voltados para portadores de deficiência, plantios, apresentações culturais, palestras, brincadeiras educativas e muito mais.
Na Baixada Santista, há programações especiais nos Parques Estaduais Restinga de Bertioga e Xixová-Japuí.
Segundo o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, este é um momento de grande mobilização em prol do Meio Ambiente no Estado de São Paulo. “Estamos diariamente atentos e trabalhando pela preservação dos nossos recursos naturais. Porém, neste período, entre a segunda quinzena de maio e todo o mês de junho, o trabalho de conscientização junto ao público é intensificado. Acreditamos que o contato com a natureza, por si só, promove a sensibilização. É preciso sentir-se parte do meio ambiente para desejar protegê-lo. Desta forma, incentivamos a visita de estudantes e demais públicos, para que vejam de perto as belezas protegidas pelas nossas UC e sejam nossos aliados na preservação ambiental.”
– Parque Estadual Restinga de Bertioga
Em 5 de junho, a partir das 9h, o Parque Estadual Restinga de Bertioga e o Núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar participam do Circuito Itaguaré Acessível. Neste dia, o Estuário do Itaguaré será cenário para práticas náuticas voltadas para pessoas com deficiência e seus respectivos acompanhantes, em embarcações adaptadas. Serão realizadas corridas aquáticas de prancha stand up paddle e catamarã adaptados, além de trilha interpretativa com cadeira anfíbia, que é uma cadeira de rodas adaptada para andar na areia e entrar na água. Nesta atividade, serão passadas informações sobre a fauna flora, além de uma gincana de incentivo à coleta de lixo para uma maior preservação da natureza.
Podem participar: pessoas com deficiência acima de 10 anos e seus acompanhantes, voluntários e observadores. As inscrições podem ser feitas previamente, pelo telefone.
O objetivo é promover a acessibilidade e o contato com a natureza, além de conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e ajudar a cuidar da grande riqueza existente na cidade de Bertioga: a água dos rios Itaguaré, Jaguareguava, Itatinga e Guaratuba.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Bertioga, DOA, Associação P. de Corridas De Aventura, Dragões MotoClube, SESC-Bertioga, Defesa Civil, CAMPB, CONSPERB e grupo de voluntariados do PERB.

SERVIÇO
Parque Estadual Restinga de Bertioga
Acesso pela: Acesso pela Rua Gonçalo Da Costa, 140 – Centro – Bertioga – SP
Dias e horários de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 17h
Ingresso: A entrada é gratuita, mas é necessária a contratação de guias para a visitação na UC
Telefone: (13) 3317-2094
E-mail: pe.restingabertioga@fflorestal.sp.gov.br

– Parque Estadual Xixová-Japuí
O Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ) celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, com evento gratuito realizado na Praça Tom Jobim, na Praia Gonzaguinha, em São Vicente-SP. Das 9h às 12h acontece uma exposição de painéis e fotos do PEXJ com entrega de folders e conversa com o público.

SERVIÇO
Parque Estadual Xixová-Japuí
Endereço: Sede Japuí: Av. Tupiniquins, nº 1009, Japuí, SãoVicente-SP
Dias e horários de funcionamento: Visitas devem ser previamente agendadas, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (13) 3567 1767/ 3567 2199/ 3567 2190
E-mail: pe.xixovajapui@fflorestal.sp.gov.br

Para conhecer a programação completa nas demais regiões do Estado, clique aqui.