Córrego da Onça no Parque Estadual Morro do Diabo PEMD- Foto: Divulgação FF

Entre os meses de maio e junho, são celebradas importantes datas ambientais, como o Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05), o Dia Mundial de Meio Ambiente (05/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (08/06). Para marcar as datas e promover a conscientização ambiental, a Fundação Florestal – por meio de diversas Unidades de Conservação (UC) espalhadas por todo o Estado de São Paulo – realiza o Mês do Meio Ambiente.

De 27 de maio a 30 de junho, serão realizadas atividades ao ar livre, esportes náuticos voltados para portadores de deficiência, plantios, apresentações culturais, palestras, brincadeiras educativas e muito mais.
Na região de Teodoro Sampaio, o Parque Estadual Morro do Diabo oferece uma programação especial para quem deseja conhecer a Unidade de Conservação.

Segundo o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, este é um momento de grande mobilização em prol do Meio Ambiente no Estado de São Paulo. “Estamos diariamente atentos e trabalhando pela preservação dos nossos recursos naturais. Porém, neste período, entre a segunda quinzena de maio e todo o mês de junho, o trabalho de conscientização junto ao público é intensificado. Acreditamos que o contato com a natureza, por si só, promove a sensibilização. É preciso sentir-se parte do meio ambiente para desejar protegê-lo. Desta forma, incentivamos a visita de estudantes e demais públicos, para que vejam de perto as belezas protegidas pelas nossas UC e sejam nossos aliados na preservação ambiental.”

De 30 de maio a 5 de junho, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, o Parque Estadual Morro do Diabo realizará uma semana atividades de conscientização, com recreação e lazer, apresentação de vídeos, palestras, dinâmicas em grupos, passeios nas trilhas e plantio de mudas de arvores nativas. A programação acontece nos períodos matutino e vespertino, levando grupos de até 50 pessoas para conhecer a Unidade de Conservação. O evento é gratuito, direcionado para alunos de escolas públicas, associações, grupos de terceira idade e outros.
Participam do evento: Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio, Escolas Públicas, ONG IPÊ, SABESP, ICMBio, Usinas.

Parque Estadual Morro do Diabo
Acesso Morro do Diabo – SPV 28 – KM 11 – Teodoro Sampaio/SP
Dias e horários de funcionamento: visitação de terça a domingo 8h às 17h. Acesso às trilhas do Morro do Diabo, Pedro Bill, Ferrovia-Angelim e Paranapanema somente mediante agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita
E-mail: pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br

Para conhecer a programação completa nas demais regiões do Estado, clique aqui.