Alunos e Monitores no PE Intervales no Primeiro Módulo do Curso de Observadores de Aves_Elena Pattaccini

Entre os dias 22 e 23 de agosto, acontece no Parque Estadual Intervales, o segundo módulo do Curso de Observadores de Aves. A capacitação é destinada às crianças do entorno da Unidade de Conservação (UC) que participaram do primeiro módulo, em 2014.

O curso ensina técnicas para a prática da observação no intuito de despertar o interesse dos jovens pela avifauna da Mata Atlântica, além de oferecer oportunidades de trabalho em monitoria ambiental com ênfase nessa atividade. A ação conta com o apoio do Centro de Estudos Ornitológicos (CEO) de São Paulo.

Monitores de PE Intervales no Primeiro Módulo do Curso de Observadores de Aves_Elena Pattaccini (1)

Sobre a UC

O Parque Estadual Intervales foi criado em junho de 1995 com o objetivo de proteger os remanescentes da Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Está localizado na área do Contínuo Ecológico da Serra de Paranapiacaba, território tombado em 1985 pelo CONDEPHAAT e reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1999. Em cerca de 40.000 hectares, são encontradas mais de 700 espécies de invertebrados, 49 de peixes, 101 de anfíbios, 44 de répteis, 405 de aves e 121 de mamíferos. O Parque Estadual Intervales está integrado no circuito mundial de observadores de aves e recebe turistas das mais diversas áreas do mundo.

 Serviço

Parque Estadual Intervales

Acesso pela Estrada Municipal km 25 – Ribeirão Grande – SP

Dias e horários de funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 17h. Visitas às cavernas ocorrem de terça-feira a domingo das 8h às 15h. É necessário o agendamento para visitas monitoradas (observação e aves e visitação a cavernas e trilhas)

Ingresso: R$ 12,00 (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)

Telefone: (15) 3542-1511 / (15) 3542-1245

E-mail: pe.intervales@fflorestal.sp.gov.br