Arraial Bairros Cota 3 – Acervo Projeto COMCOM

O “Arraial dos Bairros Cota”, aconteceu no último dia 18 de julho, em Cubatão e reuniu comidas típicas, recreação para a criançada, shows, oficinas de arte, quadrilha e muita diversão. O Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual Serra do Mar esteve presente, divulgando as ações e atividades promovidas para a conservação do bioma de Mata Atlântica, convidando o público para conhecer as belezas naturais preservadas dentro da Unidade de Conservação.

Com o objetivo de promover a confraternização entre moradores do Bairro Cota e entorno, como os bairros Água Fria e Pinheiro do Miranda, o evento foi uma iniciativa dos projetos beneficiados pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, tendo como parceiros: Governo do Estado de São Paulo; Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU); Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar; Engenharia Industria e Comércio (ETEMP); Projeto COMCOM – Comunicação Comunitária; Projeto Cota Viva; Projeto Ateliê Arte nas Cota; Projeto NESDEL – Núcleo de Economia Solidária e Desenvolvimento Local.

Sobre o Parque

O Núcleo Itutunga-Pilões está situado entre as duas regiões metropolitanas (São Paulo e Baixada Santista), é cortado pelas rodovias do Sistema Anchieta e possui bairros no entorno, alguns inseridos dentro dos limites do parque. No passado, desde o descobrimento do Brasil, foi a principal via de acesso dos portugueses do litoral até o planalto. O núcleo possui grande riqueza ecológica, com espécies endêmicas e importância histórico-cultural devido aos monumentos, ruínas e histórias do uso da região desde a época da colonização, com trilhas interpretativas e históricas.