ovo da pata - foto: Divulgação FF

ovo da pata – foto: Divulgação FF

De 2 até 7 de junho, das 8h às 17h, o Parque Estadual Juquery, realiza a sua programação especial referente à Semana do Meio Ambiente. O evento celebra também o aniversário da Unidade de Conservação, que completa 22 anos de criação no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

Durante a semana, acontecem trilhas monitoradas, palestras, oficinas, passeio ciclístico, seminário e a exposição “Biodiversidade”. Além disso, haverá a distribuição de cartilhas com informações sobre a água e a Operação Corta-Fogo. As atividades são gratuitas e destinadas ao público em geral.
De acordo com o gestor do Parque Estadual Juquery, Francisco Honda, “o intuito da ação é conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação ambiental e o papel de cada um para alcançar esse objetivo”.

Programação

2 de Junho
9h às 16h – Seminário de trabalhos científicos

3 de Junho
13h – Palestra sobre o parque para os funcionários da empresa Fitafer
18h – Passeio ciclístico da Lua Cheia

4 de Junho
9h às 16h – Mutirão de manutenção de trilhas

5 de Junho
8h30 às 15h – Trilha monitorada para o Ovo da Pata e plantio de mudas

6 de Junho
8h30 – Palestra sobre o parque
9h30 – Trilha monitorada e interpretativa
14h – Oficina de pipas ecológicos
15h – Oficina de pintura em quadros

7 de Junho
8h30 – Visita aos antigos pavilhões do Complexo Hospitalar do Juquery
10h – Exposição de quadros da História de Franco da Rocha
13h – Exposição da Polícia Ambiental
15h – Palestra sobre impactos ambientais

Sobre o Parque Estadual Juquery
Criado em junho de 1993, esta unidade abriga o último remanescente de Cerrado preservado na região Metropolitana de São Paulo. Seu nome faz referência a uma planta de grande ocorrência na UC, à qual os índios chamavam de yu-kery, também conhecida como Dorme Maria. Os símbolos do parque são a Seriema, ave típica do Cerrado e o Ovo da Pata, ponto mais alto do parque com 942 metros de altitude. Capivara, tatu, tucano toco, veado campeiro são alguns dos animais que pertencem à sua fauna, Em sua flora podem ser vistos: cedro, ipê amarelo e fruta do lobo, entre outras.

SERVIÇO
O PE Juquery fica na Rua Miguel Segundo Lerussi s/n° Parque Industrial. Franco da Rocha. A visitação ocorre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Para mais informações sobre a UC, ligue para (11) 4449.5545 – 4443-3106 ou escreva para pe.juquery@fflorestal.sp.gov.br

Entrada Gratuita

No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, todas as Unidades de Conservação da Fundação Florestal estarão abertas ao público, sem cobrança de ingresso.