Uma das obras de Humberto Vianna expostas no PEIb (2)

Uma das obras de Humberto Vianna expostas no PEIb

O Parque Estadual Ilhabela recebeu, no último dia 16 de maio, a exposição “Caiçara, Retratos de um Povo”, com obras do artista local Humberto Vianna. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de junho e pode ser apreciada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, aos sábados, das 16h às 20h e feriados, das 15h às 21h. Fechado aos domingos.

Entre personagens reais e fictícios, fragmentos da história e da cultura de Ilhabela são retratados em uma série de cinco telas pintadas em acrílico.

De acordo com Humberto Vianna, as obras são resultado de mais de um ano de trabalho, que envolveu vários tipos de pesquisas e têm como objetivo valorizar e difundir a cultura caiçara. “As pressões do sistema no qual vivemos atualmente estão colocando em risco essas populações repletas de tradição e cultura. Assim como qualquer manifestação cultural de um povo, a cultura caiçara merece e deve ter seu futuro garantido.”

Sobre o Parque Estadual Ilhabela

O Parque Estadual de Ilhabela caracteriza-se por ser um parque-arquipélago, com uma área de 27.025ha, que engloba um total de 12 ilhas, 2 ilhotes e 2 lajes. Os ecossistemas presentes, tais como a Mata Atlântica, a restinga e os manguezais abrigam centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves, muitas delas endêmicas como o rato cururuá e outras em processo de extinção.

Serviço:
O Centro de Visitantes do Parque Estadual de Ilhabela fica na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115. Para mais informações sobre o parque, ligue (12) 3896-2585/1646, escreva para peilhabela@fflorestal.sp.gov.br , ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilhabela/.

Mais sobre o artista: www.facebook.com/humbertoviannamachado