Ricardo Viegas, Lídia Passos e Miguel Freitas na abertura do workshop – foto Nicholas Victor

O Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar realizou seu II Workshop de Pesquisas Científicas, na última semana. Além de valorizar as pesquisas – concluídas e em andamento – realizadas no Parque, o evento possibilitou a divulgação dos trabalhos para o conselho, funcionários da Unidade de Conservação e a comunidade acadêmica, em uma linguagem acessível a todos.

O workshop contou com a participação de 70 pesquisadores, técnicos, gestores e conselheiros do Núcleo Picinguaba do PESM, além da presença da Diretora Executiva da Fundação Florestal, Lídia Passos, o diretor da Fundação Florestal no Litoral Norte, Ricardo Viegas e o Diretor Geral do Instituto Florestal, Dr. Miguel Freitas.

Foram apresentados 30 trabalhos de pesquisa realizados no PESM – Núcleo Picinguaba, que serão registrados em uma publicação pelo Instituto Florestal. Seus resultados ficarão expostos no Centro de Visitantes do Núcleo, situado na Praia da Fazenda. Foram criados Grupos de Trabalho que darão continuidade às discussões sobre o tema junto à gestão do Parque, tratando de assuntos como: pesquisas consideradas prioritárias; infraestrutura de apoio e acompanhamento, bem como os resultados das pesquisas.

A pesquisa aplicada na gestão

Para o gestor do parque, Danilo Santos da Silva, que também é pesquisador, o evento superou as expectativas, permitiu uma avaliação completa do Programa de Pesquisa da Unidade e promoveu uma maior aproximação entre o Parque e seus pesquisadores. “Essa aproximação permitirá melhorar o registro e difusão das pesquisas e possibilitará a aplicação do conhecimento gerado para a gestão, manejo dos recursos naturais e resolução de conflitos socioambientais.”

O Núcleo Picinguaba possui aproximadamente 377 pesquisas cadastradas e conta com a atuação das principais universidades e centros de pesquisa do estado de São Paulo e Brasil, que utilizam a Unidade de Conservação como ambiente para a realização de estudos científicos inovadores. Os resultados do evento serão divulgados em breve e estarão disponíveis para quem tiver interesse.