O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) completou 38 anos no último domingo, dia 29. Para celebrar a data, a unidade de conservação foi homenageada por um grupo de 80 pessoas, entre alunos e professores da Escola Técnica Paula Souza, de Ubatuba, que foram para o parque promover um dia de limpeza das praias do Engenho, Palmas, Presídio, Sapateiro e Sul. Durante a atividade, os envolvidos puderam conhecer um pouco mais sobre esta unidade de conservação que, além de uma beleza exuberante, possui também uma história riquíssima.

A limpeza também contou com o apoio do Instituto Oceanográfico da USP, por meio da pesquisadora Elisa Van Sluys Menck, que junto com os funcionários do PEIA e participantes, pesou o material recolhido e classificou em grandes categorias (plástico, metal, papel, tecido, isopor, entre outros).

Ao todo foram recolhidos 52 kg de lixo, sendo a maior quantidade de resíduos retirados das Praias das Palmas e do Sul. Destacaram-se materiais de plástico e metal, que foram recolhidos em grande quantidade. Outro tipo de material que chamou a atenção foram os petrechos de pesca, tais como cabos, linhas e iscas artificiais.

Lixo marinho, um grande problema
A gestora do Parque, Priscila Saviolo Moreira, explica que, embora toda a área do parque seja protegida e os visitantes sejam orientados a dar a destinação correta para os resíduos, o lixo flutuante trazido pelas correntes marinhas e maré, muitas vezes, acaba vindo parar nas praias, principalmente na Praia das Palmas. “O lixo marinho é um grande problema. Com esta atividade, estamos fazendo um trabalho de conscientização junto aos alunos, professores e até mesmo aos funcionários. O diagnóstico do lixo recolhido permite entender as origens e as consequências deste lixo para os ecossistemas marinho e terrestre, contribuindo para tomadas de decisões e desenvolvimentos de projetos.”

Parque Estadual Ilha Anchieta
Com 828 hectares de extensão e 17km de perímetro, o Parque Estadual Ilha Anchieta protege a totalidade desta que é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo e um dos principais atrativos turísticos do município de Ubatuba, no Litoral Norte. O motivo desta preferência dos turistas é a soma paradisíaca de vegetação da Mata Atlântica, sete praias belíssimas, trilhas ecológicas e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil, além de um passado que se confunde com a própria história do Brasil.

Criado em 29 de março de 1977, o Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) hoje faz parte da rede de Unidades de Conservação administradas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal.

A Unidade de Conservação (UC) possui cerca de 22.600m2 de zona de banho, cinco trilhas terrestres com extensão total de 3,6km, uma trilha subaquática de 350m e 2,4 hectares de caminhos e áreas verdes acessíveis. A fauna terrestre conta com animais introduzidos e locais: capivaras, pacas, cotias, macacos, tatus, quatis, gambás, lagartos entre outros e com mais de 50 espécies de aves como: sabiás, juritis, tangarás, tiê-sangue, saíras, gaivotas, urubus, etc.

Na sede do parque, estão disponíveis informações e painéis fotográficos, monitores ambientais para recepcioná-los, trilhas ecológicas e culturais e uma pequena capela. As instalações do antigo presídio, em ruínas, atraem o público para viver a atmosfera onde aconteceram importantes fatos para nossa história. E além dos turistas, mergulhadores, pesquisadores e outros estudiosos procuram a Ilha Anchieta durante todo o ano.

Serviço
Para os grupos que pretendem visitar o Parque Estadual da Ilha Anchieta, é necessário agendamento prévio, pelo telefone (12) 3842-1231 ou pelo e-mail pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br. Para a realização de algumas trilhas é necessário a contratação prévia de guias/monitores cadastrados no parque.