Geraldo Alckmin (Governador do Estado de São Paulo) e Dra Lidia Passos (Diretora Executiva - Fundação Florestal)

Geraldo Alckmin (Governador do Estado de São Paulo) e Dra Lidia Passos (Diretora Executiva – Fundação Florestal)

A diretora executiva da Fundação Florestal , Lídia Passos, compareceu, no último dia 20 de março, ao plantio de mudas de espécies nativas em área ciliar degradada no Sítio Beira-Rio, no município de Piracaia (SP). A ação, que deu início ao projeto de restauração ecológica do Programa Nascentes, ‘Piracaia I’, do Governo do Estado, foi lançada pelo governador Geraldo Alckmin e a secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias.

Piracaia I é o primeiro projeto de restauração ecológica aprovado pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, no âmbito do Programa Nascentes.

O Programa Nascentes tem a meta de restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger 6 mil quilômetros de cursos-d’água com investimentos públicos e privados. As ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes.

O projeto Piracaia I visa promover a restauração ecológica nas bacias hidrográficas que alimentam o Sistema Cantareira, especificamente a Represa da Cachoeira, com o plantio de mudas nas Áreas de Preservação Permanentes (APPs) hídricas em, no mínimo, 10 hectares.

Esquerda para a direita - Dr Marco Pilla (Diretor Executivo - Itesp), Dra Patricia Iglecias (Secretária do Meio Ambiente), Dra Lidia Passos (Diretora Executiva - Fundação Florestal)

Esquerda para a direita – Dr Marco Pilla (Diretor Executivo – Itesp), Dra Patricia Iglecias (Secretária do Meio Ambiente), Dra Lidia Passos (Diretora Executiva – Fundação Florestal)

A iniciativa envolve proprietários locais, prefeitura, interlocutores (sindicato, ONGs, secretarias de Estado) e executores (associações, cooperativas), com o intuito de aliar conservação da biodiversidade à qualidade da água. Outras instituições envolvidas no Projeto Piracaia I são a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Estado da Agricultura; Prefeitura e Sindicato Rural de Piracaia.

Para mais informações, acesse http://www.ambiente.sp.gov.br/blog/2015/03/20/governo-do-estado-implanta-primeiro-projeto-de-restauracao-ecologica-do-programa-nascentes/

Fotos: Divulgação / Fundação ITESP