A Agência FAPESP de Notícias divulgou no último dia 7 que pesquisadores do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com colegas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Smithsonian Marine Station, nos Estados Unidos, descobriram 12 espécies de briozoários na baía do Araçá, situada entre Ilhabela e São Sebastião, dentro do território da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APAMLN). Estes animais são invertebrados marinhos que vivem incrustados em substratos, como rochas e algas.

Em virtude de sua importância e características ambientais, a APAMLN tem sido foco de diversas pesquisas, tais como o projeto temático “Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical: subsídios para gestão integrada”,  financiado pela FAPESP. Sob coordenação da pesquisadora Antonia Cecília Zacagnini Amaral, o projeto tem como objetivo realizar uma pesquisa efetivamente integrada e orientada para entender como uma região costeira funciona em termos sistêmicos, considerando processos físicos, biológicos e sociais, como circulação, transporte de sedimentos, interações tróficas, fluxos de matéria e energia, produção e dinâmica pesqueira, entre outros temas.

Confira a matéria completa:

Nova família de animais marinhos é descoberta no litoral paulista

APAMLN

A Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha Litoral Norte é uma unidade de conservação de uso sustentável administrada pela Fundação Florestal. Criada em 8 de outubro de 2008 por meio do Decreto Estadual nº 53.525, esta unidade de conservação possui uma área total de 316,2 mil hectares, e abrange também 27 manguezais do Litoral Norte, além de ilhas, ilhotas, lajes e parcéis.

Juntamente com as APAs Marinhas do Litoral Centro e do Litoral Sul, estas três áreas protegem quase metade do mar territorial paulista, totalizando aproximadamente 1,1 milhão de hectares. O objetivo fundamental destas areas protegidas é ordenar os usos , ocupação e atividades que ocorrem em seus territórios.