Olhar o fundo do mar sem mergulhar também é possível – foto Roberto Sakamoto

Este jeito diferente de fazer uma trilha ecoturística acontece no Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba, de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015. São as trilhas subaquáticas, uma das atrações mais procuradas durante o verão nesta Unidade de Conservação administrada pela Fundação Florestal. Realizadas numa parceria do PEIA com o Instituto de Biociências da USP, essas trilhas possuem diferentes níveis de dificuldade, que contemplam pessoas de diferentes idades, a partir de 12 anos, e com diferentes níveis de condicionamento. Os interessados devem se inscrever no próprio local, das 10h às 14h30. Todas as atividades são gratuitas.

O visitante pode escolher entre cinco modalidades de trilhas, com paradas em pontos de interpretação, sempre com acompanhamento de monitores e duração aproximada de uma hora. Antes de entrar na água, os visitantes recebem um treinamento sobre técnicas de mergulho, como usar o equipamento e cuidados para evitar impactos ambientais durante a prática do mergulho. Durante o passeio subaquático, os visitantes são estimulados a perceber o ambiente marinho e a sua importância, bem como os impactos que vem sofrendo e medidas para sua conservação.

A atividade realizada com o público no Parque Estadual da Ilha Anchieta é acompanhada por monitores voluntários, que realizam o módulo prático do curso “Educação Ambiental em Unidades de Conservação Marinha” promovido pela USP.

As trilhas
Trilha de mergulho livre – Nado equipado ao longo de 350 m de costão, com paradas nos pontos de treinamento e de interpretação ambiental. Acompanhada por balsa de apoio. Realizada em grupos de quatro pessoas, acompanhadas por dois monitores que também são treinados para salvatagem. Todo o percurso é supervisionado a partir de um bote que permanece estacionado.

Trilha de mergulho autônomo – Deslocamento ao longo de 150 m com paradas em pontos de interpretação que incluem fundo arenoso e costão, com equipamento completo de mergulho. Apresentação de equipamentos de mergulho autônomo e conhecimentos sobre biologia, ecologia, geologia, utilizações econômicas e impactos causados no costão rochoso e no ambiente marinho. O esquema de segurança inclui também o uso dos equipamentos próprios ao mergulho autônomo (octopus, colete inflável).

Aquário natural – Nesta atividade, não é preciso mergulhar. O visitante avista os organismos presentes, usando observadores subaquáticos ao invés de máscaras. A visita monitorada é feita em águas abrigadas e protegidas das ondas por uma formação rochosa que forma uma espécie de piscina natural, com profundidade inferior a 1 m. Realizada em grupos de até cinco pessoas acompanhadas por um monitor.

Trilha Subaquática Fora D’água – Nesta atividade, o visitante conhece a atividade de mergulho e as espécies, sem se molhar. Conduzido numa exposição interativa, o “mergulhador virtual” percorre uma sequência de painéis, reproduzindo as atividades realizadas no mar. A interatividade é garantida por diferentes métodos, entre eles destaca-se uma caixa com maquete de organismos a serem identificados apenas pelo tato.

Trilha dos Ecossistemas – Consiste em caminhada terrestre ao longo de 500m cortando região com diversidade de ecossistemas, enfatizando sua formação, evolução e idade geológica, características peculiares e sensibilidade. É enfatizada sua relação com os demais ecossistemas, estimulando a percepção holística do planeta e dos ciclos que o envolvem. Trilha com até cinco pessoas acompanhadas por um monitor.

Serviço:
O ingresso para o Parque Estadual Ilha Anchieta custa R$ 12,00 e a atividade de mergulho é gratuita. Menores de 12 anos e maiores de 60 são isentos do ingresso, assim como grupos de escolas públicas previamente agendadas, moradores de Ubatuba, desde que comprovem a residência e portadores de deficiência. A portaria define ainda o desconto de 50% para estudantes e professores.

Para as trilhas subaquáticas, o agendamento pode ser feito no local. Para agendar os demais roteiros oferecidos, o interessado deve ligar para (12) 3842-1231, ou escrever para pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br . Para mais informações sobre esta Unidade de Conservação, visite o hotsite: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilha-anchieta/