No dia 1º de novembro, será realizada, em Bertioga, a tradicional Maratona Aquática 14 Bis. Esta prova tem mais de 40 anos de história e faz parte do calendário comemorativo da Semana da Asa do Núcleo de Base Aérea de Santos. A largada acontece na Forte de São João e termina na Rampa do Núcleo da Base Aérea de Santos, percorrendo todo o Canal de Bertioga, em trecho que passa pelo território da Área de Proteção Marinha Litoral Centro (APAMLC).

Com poucas paradas para alimentação, esta é uma prova onde os nadadores superam seus limites. O percurso da maratona é de 24 km de extensão. Todos os atletas que participam se preparam no mínimo seis meses antes. Segundo os organizadores, esta maratona não visa apenas o desempenho individual, mas caracteriza-se também pela união e valorização dos ideais esportivos.

São 255 participantes já confirmados, entre eles brasileiros e estrangeiros e também atletas com necessidades especiais. Contando com as respectivas equipes, a prova envolve a participação de mais de 700 pessoas. Para garantir a segurança, o regulamento do evento obedece às determinações da FINA, uma entidade mundial que determina procedimentos em todas as provas natatórias. O evento contará também com o apoio da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros, da Praticagem de Santos e das Prefeituras de Guarujá e Bertioga.

Manguezal
Durante a Maratona Aquática 14 Bis os participantes terão a oportunidade de conhecer um dos mais importantes ecossistemas do planeta: o manguezal. Esse ecossistema costeiro está situado na região de transição entre o meio terrestre e marinho das regiões tropicais e subtropicais. Cumpre o papel de berçário da vida marinha e a manutenção da qualidade ambiental desses ambientes é fundamental para garantir a produção e manutenção dos recursos pesqueiros da zona costeira. Os manguezais presentes no Canal de Bertioga são protegidos pela Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro.

Área de Proteção Marinha Litoral Centro (APAMLC)
A categoria Área de Proteção Ambiental (APA) é um tipo de Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que visa compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos seus recursos naturais. A APA é um território de importância regional onde se promove um planejamento e gestão ambiental por meio de processos participativos. O ordenamento territorial é o meio pelo qual se busca construir uma convivência entre a conservação da natureza, recuperação ambiental e as atividades humanas, resultando numa melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

A APAMLC foi criada em 08 de outubro de 2008 através do decreto 53.526. Na APA são desenvolvidas atividades de segurança de navegação, serviços portuários, pesquisas científicas, ecoturismo, mergulho, esportes náuticos, além de assegurar a pesca das comunidades tradicionais e a conservação da biodiversidade diversificada do local combatendo a atividades predatórias e o controle da poluição.

Serviço
A sede administrativa da APAMLC, localizada na Av. Bartolomeu de Gusmão, 194, B. Ponta da Praia, funciona de segunda à sexta, das 8h00 às 17h00. Para mais informações ligue para o telefone (13) 3261-8323 ou mande e-mail para: apamarinhalc@fflorestal.sp.gov.br