RPPN Vale VerdejanteO Dia das Crianças está próximo e o Parque Estadual Cantareira irá proporcionar atividades que divirtam e ensinem este público. A Semana da Criança será recheada de brincadeiras, gincanas, passeios e conscientização ambiental. A programação acontece nos núcleos Pedra Grande (de 14 a 17 de outubro) e Cabuçu (de 20 a 24).

O evento, que é realizado anualmente e está em sua 9ª edição, contará com atividades recreativas e tem o intuito de promover a sensibilização do público infantil quanto ao seu papel no meio ambiente, além e conscientizar e capacitar para que sejam futuros cidadão responsáveis pela preservação da biodiversidade. Por meio de atividades lúdicas, os pequenos irão aprender sobre as pequenas atitudes para a conservação da natureza e a manutenção dos recursos naturais.

Brincando em meio à natureza
As atividades serão realizadas em semanas diferentes em cada núcleo, com horários durante a semana, gratuitamente, e aos fins de semana, com pagante da entrada.

Para quem está mais perto da zona norte de São Paulo, o Núcleo Pedra Grande estará com atividades entre os dias 14 e 17 de outubro, das 8h30 às 12h e 13h30 às 17h. A programação contará com a apresentação do Parque, ida até a Pedra Grande, gincanas e brincadeiras, como a pescaria que mostra a importância da limpeza da água, o basquete de reciclagem, o pega-pega ecológico e montagem de quebra-cabeça.

Já no Núcleo Cabuçu, localizado em Guarulhos, a Semana da Criança acontece entre 20 e 24 de outubro, das 8h30 às 12h e 13h30 às 17h. No dia 24, a criançada assistirá à peça teatral “Chapeuzinho Verde e a Floresta” que acontecerá numa escola do entorno do parque. Nos outros dias, o parque oferece atividades recreativas como: caça o tesouro, grito de guerra e resgate dos animais, todas com a temática ambiental.

O Parque Estadual da Cantareira
O PEC constitui uma importante área remanescente de Mata Atlântica na metrópole e é considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo. É uma região que contem muitas nascentes e diversos cursos d’água que exercem papel fundamental na história do abastecimento de água na cidade de São Paulo. Abrigam diversas espécies de fauna e flora, inclusive algumas espécies ameaçadas de extinção do Estado de São Paulo.

Serviço
Núcleo Pedra Grande: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal, São Paulo/SP e Núcleo Cabuçu: Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Jardim São Luis – Guarulhos/SP. Visitação funciona das 7h às 17h. Ingresso: R$ 9,00 (são isentos: crianças menores de 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia.). Para mais informações entre em contato nos telefones: (11) 2203-3266, (11) 2401-6217 e (11) 2995-3254 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.