Realizada no período de 13 e 14/12/2011, no Parque Estadual de Campos do Jordão, SP, a oficina, ministrada por técnicos do ICMBio e da Fundação Florestal, objetivou capacitar proprietários, gestores e funcionários de RPPN na elaboração desse importante e necessário instrumento de gestão das unidades de conservação, previsto no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC – Lei Federal n.° 9.985 de 2000).

O Plano de Manejo é um documento técnico que, fundamentado nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. A elaboração e implantação do plano é uma das obrigações dos proprietários de RPPN, assumidas por ocasião de sua instituição. É um importante instrumento de gestão, auxiliando o proprietário na manutenção dos atributos ambientais da RPPN, orientando e ampliando as possibilidades de conservação da biodiversidade.

A programação constou de abordagens teóricas e conceituais à criação e implantação de RPPN, medidas de proteção e relacionadas à elaboração e implantação do plano de manejo para a gestão da reserva.

A oficina finalizou com a elaboração de trabalhos em grupo onde os participantes aplicaram a metodologia do “Roteiro Metodológico para Elaboração de Plano de Manejo para RPPN” em reservas “fictícias” que cada grupo definiu, nas quais realizaram o diagnóstico, zoneamento e programas de manejo para as áreas.