O curso, promovido pela Fundação Florestal, foi realizado pelo Programa RPPN Paulistas, nos dias 06 e 07 de dezembro de 2010, no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, localizado no município de Ubatuba. O evento teve a participação de 33 pessoas, constituídas por proprietários e funcionários de RPPN, reconhecidas ou em processo de reconhecimento, no território do Estado de São Paulo. Contou ainda com a presença de proprietário de RPPN do Estado de Minas Gerais e técnicos de ONGs e de prefeituras da área de meio ambiente.

A capacitação objetivou instruir sobre a identificação de áreas críticas/frágeis, definição de estratégias e ações de controle, recuperação e mitigação de danos, bem como a prevenção de acidentes dos funcionários e visitantes.

Foi apresentada a legislação pertinente, possibilitando a melhor compreensão dos processos de licenciamento e os procedimentos de cada órgão fiscalizador do Sistema de Meio Ambiente. Discutiu-se medidas preventivas e procedimentos contingenciais a serem adotados frente as ameaças e danos às reservas e os participantes apresentaram suas experiências de proteção.

Como resultado foi elaborado o “Roteiro para Elaboração de Plano de Proteção de RPPN”, cuja finalidade é o de orientar proprietários e gestores de RPPN na elaboração do Plano de Proteção da UC. ( Linkar)

O curso foi uma ação conjunta entre a Fundação Florestal, Diretoria de Fiscalização e Monitoramento da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (DFM/CBRN-SMA), Polícia Militar Ambiental do ESP, CETESB, ICMBio e WWF- Brasil.