O Ordenamento Territorial Geomineiro (OTGM) é um estudo que oferece bases técnicas para estabelecer o zoneamento minerário dos municípios. Esse instrumento pode ser utilizado pelas prefeituras como parâmetro para a realização de seus planos diretores.

A Subsecretaria de Mineração desenvolve os OTGMs com o objetivo de promover a inserção da atividade de mineração no ordenamento territorial dos municípios e nos planos regionais de desenvolvimento econômico e de preservação ambiental.

A metodologia de OTGM aplicada pelo Governo do Estado de São Paulo envolve o potencial geológico e mineral das regiões, os diplomas legais de autorização da pesquisa e extração mineral outorgados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, o zoneamento institucional, entre outros.

Acesse abaixo os mapas dos OTGMs produzidos pelo Governo do Estado de São Paulo:

Baixada Santista Bragança Paulista
Cajamar Ibiúna
Litoral Norte Mococa
Mogi das Cruzes Oeste Paulista
Região de Águas da Prata Região de Bofete
Região de Itapeva Região de Jundiaí
Região de Lindoia Região Sudoeste da RMSP
Ribeirão Pires Rincão
Santa Gertrudes São José dos Campos
Socorro Vale do Paraíba
Vale do Ribeira

Acesse a área de Dados Energéticos e confira as informações mais atuais do setor de energia no Estado de São Paulo.