O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) completará 61 anos no dia 19 de maio. Para marcar a data, a Fundação Florestal, por meio da gestão da Unidade de Conservação, programou o evento MAIS PETAR, que ocorrerá no final de semana do dia 18 e 19 de maio de 2019.

MAIS PETAR consistirá na realização de algumas atividades nos atrativos do PETAR para os moradores dos municípios de Iporanga e Apiaí com vagas limitadas, pois as atividades serão em cavernas com Planos de Manejos Espeleológicos aprovados e seguindo as regras de manejo de cada Caverna.

As inscrições serão realizadas no escritório do PETAR e serão feitas por telefone e ordem de inscrição, e deverá ocorrer a partir do dia 13/05/2018 até o dia 17/05/2018, o interessado deverá informar nome completo, RG.

A direção do parque informa que para todas as atividades poderá ser realizada avaliação da capacidade técnica do interessado, de modo a garantir a segurança das visitas. Informa também que poderá solicitar comprovação de residência em caso de dúvidas, a fim de constatar que seja morador local (Iporanga e Apiaí). No qual o interessado poderá ter que apresentar cópia de comprovante de residência e documento com foto via e-mail.

Confira as atividades:

Travessia da Caverna Ouro Grosso
Necessário conhecimento prévio e autonomia em rapel em caverna com conhecimento em autorresgate, onde poderá ser realizado teste para avaliar a capacidade técnica do participante.
Vagas – 8 vagas
Data: 18/05/2019

Cavernas Pescaria e Desmoronada
Experiência em cavernas com nível médio e difícil e bom condicionamento físico, poderá ser realizado acampamento na região da caverna conforme precisão do Plano de Manejo Espeleológico, a depender do grupo.
Vagas – 16 vagas
Data: 18/05/2019

Abismo da Dívida Externa
Necessário conhecimento prévio e autonomia em rapel em caverna com conhecimento em autorresgate, onde poderá ser realizado teste para avaliar a capacidade técnica do participante.
Vagas: 8 vagas
Data: 19/05/2019

Travessia da Caverna Casa de Pedra
Necessário conhecimento em natação, experiência em cavernas com nível médio e difícil e bom condicionamento físico.
Vagas – 16 vagas
Data: 19/05/2019

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR)

Criado em 1958, o PETAR fica no sul do estado de São Paulo. Abrange parte dos municípios de Iporanga e Apiaí e tem continuidade territorial com o PE Intervales numa área de 35.750 ha. Além do valor como área remanescente de floresta, a importância é acentuada pela associação da floresta com o chamado “relevo de exceção”, com sistemas de cavernas que abrigam paisagens subterrâneas únicas, com grande variedade morfológica de espeleotemas e sítios paleontológicos.

O PETAR é um parque internacionalmente reconhecido por abrigar cerca de 400 cavernas de rara beleza. Devido ao alto nível de preservação da região, o PETAR abriga espécies da Mata Atlântica típicas de matas primárias (vegetação com alto grau de preservação, quase sem intervenção humana, com árvores entre 25 e 30 metros de altura), como canela, cedro e palmito-juçara. Além dessa importante matriz geológica, o PETAR apresenta espécies de animais de amplo território, como a onça-pintada e o mono-carvoeiro ou muriqui, maior primata das Américas.

PETAR
Município: Apiaí
Rodovia SP-165, km 159
Distância de São Paulo: 324 km
Fone: (15) 3552 1875
E-mail: petar@fflorestal.sp.gov.br

Setembro 2012 – Caverna Ouro Grosso – Petar. Foto: Evandro Monteiro