O Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei Federal n° 9.985/2000) determina que “As unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo, o qual deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas” (artigo 27, § 1°).

O Plano de Manejo é o principal instrumento de gestão das Unidades de Conservação, no qual constam a caracterização da unidade, o zoneamento com as respectivas normas e os programas de gestão. Desde a instituição do Comitê de Integração dos Planos de Manejo (Resoluções SMA n° 95/2016 e respectivas atualizações), sob a coordenação do Gabinete da Subsecretaria de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, as equipes técnicas e pesquisadores do Sistema Ambiental Paulista – SAP da Fundação Florestal (FF), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Coordenadorias de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), Educação Ambiental (CEA) e Planejamento Ambiental (CPLA), vêm, desde então, trabalhando de forma integrada na: (i) elaboração dos planos de manejo; (ii) publicação e atualização do roteiro metodológico para elaboração, implementação e revisão dos planos de manejo e; (iii) execução do planejamento estratégico para a universalização dos planos de manejo das unidades de conservação do Estado de São Paulo.

De acordo com o Roteiro Metodológico, publicado e editado continuamente desde 2018, a metodologia de elaboração dos Planos de Manejo objetiva a implementação de um processo capaz de sintetizar contribuições provenientes de três fontes básicas para a legitimidade de cada Plano: (i) ambiente técnico e científico envolvido com a gestão das Unidades de Conservação; (ii) envolvimento e participação da sociedade em sua elaboração, representada pelo Conselho da Unidade e por pessoas que mantêm relação direta ou indireta com o território protegido; e (iii) discussões realizadas no âmbito do CONSEMA. A participação social é condição imprescindível para a legitimidade de um Plano de Manejo e deve permear todo o processo de elaboração do documento e sua implementação, tendo o espaço do Conselho da Unidade como fórum de participação ampliada para a sociedade.

Em 2020, além da criação do MONA Mantiqueira Paulista foi publicado o Decreto Estadual nº 65.274/2020, que alterou a redação do Decreto nº 51.453, de 29 de dezembro de 2006, que criou o Sistema Estadual de Florestas – SIEFLOR e o número de Unidades de Conservação sob a gestão da Fundação Florestal. Desde outubro de 2020, das 121 UCs do Estado de São Paulo, categorizadas à luz do SNUC, 119 estão sob a gestão da Fundação Florestal e 02 estão sob a gestão da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

A página dos planos de manejo das UCs, geridas pela Fundação Florestal, é constantemente atualizada, possibilitando o usuário acompanhar o avanço dos trabalhos. Os Planos de Manejo podem ser acompanhados por meio:

  • Das “abas de status”, na qual contém o link para acessar os: (i) Planos de Manejo Aprovados; (ii) Planos de Manejo em Aprovação; (iii) Planos de Manejo em Elaboração; (iv) Planos de Manejo não iniciados
  • Do “botão Consulta de Planos de Manejo”, no qual é possível acompanhar o processo de consulta pública dos planos de manejo, bem como acessar os documentos em discussão e respectivas contribuições;
  • Do “botão Painel Dinâmico do status de elaboração dos Planos de Manejo”, no qual é possível acompanhar o status dos trabalhos;

Além disso, estão disponíveis, em abas específicas, o Roteiro Metodológico para elaboração e revisão dos planos de manejo das UCs do Estado de São Paulo, bem como as metodologias e ferramentas utilizadas nos processos participativos dos planos de manejo.

De acordo com o Roteiro Metodológico, a estrutura organizacional para elaboração dos Planos de Manejo prevê a instituição de dois grupos de trabalho, sendo: (i) Grupo Técnico Institucional – GTI, composto por técnicos e pesquisadores do Sistema Ambiental Paulista – SAP, indicados pelos representantes no Comitê e; (ii) Grupo Técnico Executivo – GTE, composto por técnicos do Núcleo Planos de Manejo e da Gestão das Unidades de Conservação da Fundação Florestal.

O Núcleo Planos de Manejo da Fundação Florestal tem como objetivo planejar e gerenciar a elaboração dos Planos de Manejo das UCs administradas pela FF, mediante a padronização de métodos e procedimentos técnicos.

O Comitê de Integração dos Planos de Manejo aprovou o planejamento estratégico de elaboração dos Planos de Manejo das unidades da Fundação Florestal e, desde sua aprovação, as equipes dos grupos técnicos GTE e GTI estão concentradas e organizadas para garantir o cumprimento das metas estabelecidas e seguir todos os procedimentos estabelecidos no Roteiro Metodológico

O NPM está subordinado à Diretoria Executiva da Fundação Florestal e conta com uma estrutura técnica e administrativa composta por uma equipe multidisciplinar, responsável pelo planejamento, elaboração e revisão dos Planos de Manejo, no prazo e custo previsto, garantindo assim, maior agilidade nas tomadas de decisão e eficiência nos resultados.

E-mail para contato: ffnpm@sp.gov.br

Integram a equipe do Núcleo Planos de Manejo:

Fernanda Lemes de Santana, arquiteta e urbanista – Coordenadora. Telefone: +55 (11) 2997-5006 | Email: fernandalemes@fflorestal.sp.gov.br

Adriana de Arruda Bueno, bióloga – Supervisora de Projetos. Telefone: +55 (11) 2997-5000, ramal 5030 | Email: abueno@fflorestal.sp.gov.br

Aleph Bönecker da Palma, geógrafo – Supervisor de Projetos. Telefone: +55 (11) 2997-5000, ramal 5351 | Email: alephbp@fflorestal.sp.gov.br

César Juliano dos Santos Alves, bacharel em Lazer e Turismo – Supervisor de Projetos. Telefone: +55 (11) 2997-5000, ramal 5068 | Email: cesaralves@fflorestal.sp.gov.br

Suellen França de Oliveira Lima, gestora ambiental – Supervisora de Projetos. Telefone: +55 (11) 2997-5000, ramal 5398 | Email: suellen.oliveira@fflorestal.sp.gov.br

Lucas Guedes de Azevedo, estudante de biologia – Estagiário. Telefone: +55 (11) 2997-5000, ramal 5006

Esta página será atualizada à medida que haja novas informações. Última atualização: 8 de maio de 2023

O Sistema Ambiental Paulista lançou no final de 2018 o ROTEIRO METODOLÓGICO PARA PLANOS DE MANEJO UCS SP, no qual define critérios mínimos para a caracterização do território, ressaltando os aspectos bióticos, físicos, socioeconômicos e jurídico-institucionais. Estabelece também referências para a elaboração do zoneamento, dos programas de gestão e para o monitoramento, subsidiando o desenvolvimento de diretrizes e ações que fortaleçam o planejamento participativo e compartilhado entre o Poder Público e sociedade civil.

O Roteiro Metodológico concretiza a produção de um instrumento mais objetivo, dinâmico e aplicado à efetiva gestão das UCs paulistas, tendo sido desenvolvido entre 2017 e 2018 a partir da elaboração de 11 Planos de Manejo de Unidades de Conservação de diferentes categorias, sob a gestão da Fundação Florestal e do Instituto Florestal – agrupamento denominado de ‘Projeto Piloto”.

O processo de elaboração desses 11 Planos de Manejo puderam ser acompanhados publicamente no Portal e os documentos aprovados já podem ser consultados aqui.

Esta página será atualizada à medida que haja novas informações. Última atualização: 25 de novembro de 2022.