Caderno de Aves da Área de Proteção Ambiental Tejupá foi lançando no sábado, 27 de abril, como parte das atividades do I Vem Passarinhar, evento promovido pela APA Tejupá nos dias 27 e 28 de abril, em Piraju, SP. Trata-se de um catálogo com imagens em close das diferentes aves que habitam a região. Essas imagens foram capturadas pelas lentes de diferentes fotógrafos. O Guia traz ainda uma extensa lista de todas as aves que podem ser encontradas na região.

A publicação simboliza um pontapé inicial rumo à inserção dessa Área de Proteção Ambiental no processo de fomento a esta importante atividade na região que, além de promover a conservação da biodiversidade, se apresenta como um grande potencial para o desenvolvimento do turismo regional em bases sustentáveis.

Elisa Maria do Amaral, gestora da APA, diz que a ideia de produzir esse catálogo partiu da constatação do fato de essa Unidade de Conservação ter registrado a presença de mais de 400 espécies de aves e, portanto, ser o local ideal para o exercício de observação de pássaros, uma atividade que vem conquistando uma legião de adeptos.

Para baixar o Caderno de Aves da APA Tejupá, clique aqui.

I Vem Passarinhar da APA Tejupá

Participaram da abertura do I Vem Passarinhar da APA Tejupá Maria Luiza de Freitas, diretora de Turismo da Prefeitura da Estância Turística de Piraju, Lucila Manzatti, diretora Metropolitana e do Interior da Fundação Florestal, e Elisa Maria do Amaral, gestora da APA Tejupá, além de pesquisadores do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu, educadores, ONGs ambientalistas e representantes de prefeituras da região.

O evento prosseguiu com a palestra A função ecológica das Aves na Natureza, proferida pela professora Silvia Mitiko Nishida, do Instituto de Biociências /UNESP de Botucatu, seguida pelos observadores de aves José Carlos Garcia e Fernando Zurdo falando sobre a Observação de Aves na APA Tejupá e região.

O evento foi abrilhantado por Fábio Cardoso (voz e violão) e José Martins (sanfona), que interpretaram Tempo de Sonhar, composição de Fábio Cardoso sobre o Rio Paranapanema, e músicas de Chitãozinho e Xororó.

Nos dois dias do evento, os observadores avistaram em torno de 70 espécies, como o murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana), tico-tico-de-bico-amarelo (Arremon flavirostris), teque-teque (Todirostrum poliocephalum), arredio-oliváceo (Cranioleuca obsoleta) e arredio-do-rio (Cranioleuca vulpina).

Texto: Dirceu Rodrigues
Revisão: Cris Leite

Arredio-do-rio (Cranioleuca vulpina). Foto: Fernando Zurdo

Teque-teque (Todirostrum poliocephalum). Foto Nelson Gallo