Como acontece anualmente, os gestores do Monumento Natural Estadual (MONA) Pedra Grande e do Parque Estadual Itapetinga promovem, no dia 30 de abril, a tradicional visita noturna à laje da Pedra Grande. O passeio começa às 18h do dia 30, vai  até a meia-noite e prossegue com muitas atrações durante o feriado de 1º de maio.

Por questões de segurança, na edição deste ano haverá uma operação de controle e monitoramento para a subida que contará com o apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal de Atibaia, Secretaria de Trânsito de Atibaia, Defesas Civis de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões e voluntários da ONG SIMBIOSE, Associação de Bombeiros Civis de Atibaia (ABCA) e Associação de Bombeiros Civis de Bragança Paulista (SATE).

A Fundação Florestal, em conjunto com o Convention & Visitors Bureau de Atibaia e Região, manterá um stand com informações sobre a Unidade de Conservação, prevenção de incêndios florestais, além de informações turísticas sobre a região para que os visitantes possam conhecer melhor os atrativos regionais e aproveitar o dia ao longo do feriado.

A Fundação Florestal alerta que o bom uso dos atrativos é fundamental para diminuirmos o impacto e valorizar a biodiversidade existente nesses espaços especialmente protegidos. Portanto, os visitantes devem respeitar as regras de controle e monitoramento e os agentes que trabalharão no dia para garantir segurança no local e uma experiência positiva em contato com a natureza!

Subida noturna

É importante que os participantes fiquem atentos às normas de uso para esse período. Por se tratar de área de risco, é recomendado aos visitantes estarem imunizados contra Febre Amarela com antecedência mínima de 10 dias.

• O acesso a Pedra Grande deverá ser feito somente pela Estrada da Pedra Grande entre 18h e 22h do dia 30 de abril e a permanência na Pedra Grande até meia-noite (haverá controle do tráfego na subida da Pedra Grande com capacidade de suporte de até 200 veículos na Laje da Pedra Grande);
  • O acesso pela Estrada da Pedra Grande deverá ser realizado somente por veículos, não será permitido o acesso a pé;
  • Não será permitido acesso pelas trilhas. O acesso às trilhas no dia 30/04 será permitido até as 15h e o visitante deverá retornar até as 17h.
  • Não serão permitido acampamentos e/ou pernoite na área da Pedra Grande e nos seus arredores;
  • Não serão permitidos fogueiras, porte e consumo de bebidas alcoólicas e de materiais com potencial de inflamabilidade (colchões, lenha, carvão, tochas, álcool e líquidos inflamáveis, entre outros);
  • Não será permitido instrumentos de corte, tais como facões, foices, entre outros;
  • As trilhas e a Estrada da Pedra Grande serão liberadas a partir das 6h do dia 1º demaio para visitantes que queiram acompanhar o nascer do sol.

Programação diurna

• Caminhada monitorada nas principais Ilhas de Solo e conhecimento da sua vegetação com voluntários da ONG SIMBIOSE;
  • Rapel e escalada com voluntários do Grupo Paulista de Montanhismo – GPM;
  • Monitoramento e controle operacional da Rampa de Voo Livre com o Clube Atibaiense de Voo Livre – CAVL (sujeito às condições climáticas no dia);
  • Caminhada com grupo de Escoteiros de Bragança Paulista – GEBRAPA e atividades de radioamadorismo;
  • Caminhada e operação de limpeza da trilha da Minha Deusa com voluntários da Pedra Grande Trail Runner (subida as 09h00 a partir do Bairro Arco-Iris).

Monumento Natural Estadual Pedra Grande
Parque Estadual do Itapetinga