Seguindo o modelo das ações realizadas nos últimos anos para o ordenamento da visitação da Laje da Pedra Grande e seus acessos (trilhas e Estrada da Pedra Grande) e, após o estabelecimento dos horários de visitação*, haverá uma operação especial de controle e monitoramento do uso de visitação aos atrativos nos dias 30 de abril e 1º de maio. A operação contará com a participação de agentes da Fundação Florestal e com o apoio da Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e voluntários para atuar em conjunto para garantir a ordem e a conservação desses espaços protegidos.

Anote o horário de funcionamento e visitação da Laje Pedra Grande no dia 1º de maio:

• Entrada pela Estrada da Pedra Grande: das 6h30 às 18h (fechamento do acesso pela Estrada às 17h30)
  • Entrada pela Trilha da Minha Deusa: das 6h30 às 16h, com retorno até 17h30.

A Fundação Florestal informa ainda que não é permitida a permanência de visitantes fora do horário de visitação, inclusive o uso noturno da Laje da Pedra Grande e seus acessos (trilhas e estrada). Da mesma maneira, não são permitidos acampamento ou pernoite na área da Pedra Grande e arredores.

O respeito às regras de visitação é fundamental para diminuir impactos ambientais e valorizar a biodiversidade existente nesses espaços protegidos. Por isso, observe as regras para controle e monitoramento e siga a orientação dos agentes que trabalharão no dia para garantir a segurança no local e uma experiência positiva em contato com a natureza.

Visitas Guiadas: Para conhecer um pouco mais sobre a Pedra Grande, a Serra do Itapetinga e a sua importância social e ambiental, haverá passeios guiados gratuitos na Pedra Grande e no seu entorno (Pedra da Baleia e Pedra Rachada), sem a necessidade de agendamento prévio, das 9h às 11h. Informação no trailer da Fundação Florestal.

Para mais informações:

O Monumento Natural Estadual Pedra Grande e o Parque Estadual do Itapetinga ficam na Estrada Municipal Juca Sanches, 400, Jardim Brogotá, em Atibaia (SP). Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/monumento-natural-estadual-da-pedra-grande/

Telefones: (11) 4402-3533 / (11) 93362-1333 (whats), de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Instagram: @monapedragrande.peitapetinga

*Portaria Normativa 325/2020 da Fundação Florestal (Plano de Uso Público do P.E. Itapetinga e Mona Pedra Grande)