A Praça São Benedito, no centro histórico de Iguape, foi palco da Expoambiente 2023. O evento, realizado no início de junho, reuniu centenas de pessoas e contou com a participação de diversas instituições, parceiros, voluntários e da comunidade local, promovendo atividades socioambientais e destacando a importância da conservação do meio ambiente. O evento, organizado pela Fundação Florestal com apoio da Prefeitura Municipal de Iguape, recebeu, ainda, mais de 25 escolas, dentre municipais, estaduais e particulares.

O evento contou com 25 tendas temáticas, com exposições, atividades e atrações que abordaram as atividades socioambientais realizadas na região. Nos estandes da Fundação Florestal, os presentes puderam ver exposições e atividades educativas, com foco na importância das Unidades de Conservação e nos programas PSA Mar sem Lixo e Abelhas Nativas, além da distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em troca de lixo eletrônico e óleo de cozinha usado. Haviam também atrativos sobre a ‘natureza misteriosa’ (teste de sentidos), maquete de um cerco de pesca e animais taxidermizados. As crianças puderam participar da atividade “Continue a nadar”, desenvolvida por monitores da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Sul (APAMLS), e se divertir com uma “cama de gato” gigante, construída com câmaras de bicicleta e lixo preso, simulando o mar poluído e os desafios enfrentados pela fauna marinha em sua luta pela sobrevivência.

As Unidades de Conservação da Fundação Florestal marcaram presença no evento, incluindo a APA Ilha Comprida, APA Marinha Litoral Sul, ARIE da ZVS da APA-Ilha Comprida, ARIE do Guará, EE Chauás, EE Juréia-Itatins, PE Campina do Encantado, PE Ilha do Cardoso, PE Prelado, PE Itinguçu, RVS Ilha Guararitama, RDS Barra do Una, RDS Despraiado, RDS Itapanhapimba, RESEX Taquari e RESEX Ilha do Tumba.

Além da Fundação Florestal, o evento contou com a participação das seguintes instituições: ICMBio – Instituto Chico Mendes da Biodiversidade; ETEC – Escola Técnica Paula Souza – Engº. Agrº Narciso de Medeiros; Itesp – Instituto de Terras do Estado de São Paulo; Vigilância Sanitária; Cooperafloresta – Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo; Corpo de Bombeiros; Acan – Associação dos Criadores de Abelhas Nativas da Baixada Santista e Vale do Ribeira e Meliponário Jacupiranga; CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral- Regional Registro; SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental; Polícia Militar Ambiental; Projeto Rodovia SP – Mirim da Polícia Rodoviária; Viveiro Parada 71; Colônia de Pesca; Crescer para o Futuro; Escoteiros Guará Vermelho; Associação Itimirim; IOUSP – Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo; Comunidade Indígena – Jejy-Ty; Fábrica da Cultura; UNESP- Universidade Estadual Paulista – Engenharia de Pesca na Praça; Prefeitura de Ilha Comprida; Coopafasb e Coobio e Sabesp.

Confira mais fotos abaixo: