Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, comemora-se o Dia do Mico-Leão-Preto (Leontopithecus chrysopygus), primata símbolo de São Paulo, considerado Patrimônio Ambiental do Estado (Decreto 60.519/2014). E, para celebrar essa data, a Fundação Florestal está preparando um calendário de eventos, incluindo palestras e visitas às Unidades de Conservação, com o objetivo de divulgar a importância desse primata e de seu habitat. A programação na íntegra, com a agenda de todas as UCs pode ser conferida abaixo.

Declarada Patrimônio Ambiental do Estado, em 2014, a espécie já foi considerada extinta no passado e só redescoberta nos 1970, quando iniciaram-se os estudos para sua conservação. Atualmente, o mico-leão-preto só ocorre em alguns remanescentes florestais e é considerada uma das espécies de primatas mais ameaçadas de extinção, sendo classificada como “Em Perigo” (EN) no Estado, conforme o Decreto n° 63.853/2018.

Por isso, visando à preservação da espécie, o subprograma de Monitoramento de Primatas, do Programa de Monitoramento da Biodiversidade da Fundação Florestal, tem como objetivo identificar e monitorar esses poucos indivíduos que ainda restam nos fragmentos florestais das Unidades de Conservação paulistas, tanto por sua relevância simbólica, quanto por sua importância como ator de manutenção do ecossistema – um trabalho árduo, já que são animais muito pequenos e raros.

Para saber mais sobre essa e outras espécies de primatas, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/programas-e-campanhas/programa-de-monitoramento-da-biodiversidade/monitoramento-de-primatas/

Já para ter acesso à listagem das Unidades de Conservação do Estado, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/

Confira a programação das UCs abaixo:

Estação Ecológica de Angatuba

27/2 e 28/2- Mico na Praça

• Das 12h às 15h30
  • Exposição e Quiz na Praça da Matriz Angatuba

28/2 – Mesa Redonda “Mico-leão-preto: desafios para conservação”

• Das 17h às 20h30
  • Local: Câmara Municipal de Angatuba

1/3 – Mesa Redonda “Mico-leão-preto: desafios para conservação”

• Das 9h às 11h30 (somente com inscrição / emissão de certificado)
  • Local: UFSCar – Campus Lagoa do Sino, Buri

2/3 e 3/3 – Mico na Escola

• Das 9h às 11h e das 14h às 16h
  • Local: Escolas rurais de Angatuba e Guareí

Inscrições pelo link https://forms.gle/gKfBK2m6ktZAV7My6

Estação Ecológica de Caetetus

Fevereiro – Concurso de redação

Alunos da 5ª série das escolas municipais do município de Garça assistiram um vídeo feito pela Unidade de Conservação sobre a espécie para fazer uma redação explicando por que devem ser escolhidos para visitar a UC, a casa do mico.

Representantes da EEc Caetetus, da Secretaria do Meio Ambiente e da Rede de Ensino escolheram a melhor redação e a turma selecionada, do 5° ano B do Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria do Carmo Pompeu Castro, irá celebrar a vitória com uma visita à Unidade.

04/03 – Palestras em parceria com a Faculdade FAEF

Em conjunto com os cursos de Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, será realizado um dia de palestras na Instituição de Ensino abordando a Unidade de Conservação, a importância da espécie, além de uma oficina de pintura de peças de madeira e uma trilha para finalizar o evento.

Parque Estadual Carlos Botelho

28/2 – Palestra na Escola Estadual Sadamita Ivassaki

Palestra para o Ensino Fundamental e Médio sobre a importância do PE Carlos Botelho e da sua biodiversidade, focando em curiosidades e informações sobre o mico-leão-preto. Ao final da apresentação, será feita uma dinâmica em grupo sobre o assunto.

Parque Estadual Morro do Diabo

24/02 a 06/03 – Exposição didática sobre a cronologia de extinção, redescoberta e conservação do mico-leão-preto

• De 8h às 17h
  • Local: Museu do PE Morro do Diabo