A Fundação Florestal, por meio da Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS Itapanhapima e da Reserva Extrativista – RESEX Taquari, em parceria com a UNESP de Registro e com apoio da Prefeitura Municipal de Cananéia, realizou ação com objetivo de sensibilizar e divulgar sobre a presença da espécie de ostra exótica Saccostrea na região.

A ação aconteceu durante a Semana Municipal pela Conservação dos Manguezais, em setembro, e contou com a participação de funcionários da Fundação Florestal, monitores ambientais, funcionários da Prefeitura de Cananeia, alunos do curso de graduação em Engenharia de Pesca da UNESP e pescadores artesanais da região, sob coordenação da professora Marília Cunha Lignon, da UNESP, e da gestora Nathalia B. A. Peralta, da RDS Itapanhapima e RESEX Taquari.

A atividade teve início com uma palestra inicial da professora Marília e conversa da gestora com os participantes. Em seguida o grupo saiu para os manguezais da RDS Itapanhapima, RESEX Taquari e seu entorno, onde foram coletados 50 kg de ostra exótica para levantamento de dados para pesquisa científica a ser realizada pela UNESP.

A ostra Saccostrea é uma espécie ostra de rocha encontrada principalmente na área oceânica conhecida como indo-pacífico, região geográfica que compreende o Oceano Índico e a porção ocidental e tropical do Oceano Pacífico. Ela foi encontrada há dois anos na região de Cananéia-SP, onde ficam as áreas das Reservas Extrativista do Taquari e de Desenvolvimento Sustentável de Itapinhapima.

Segundo a professora Marília, “a ostra Saccostrea começou a aparecer em pequenas quantidades, em 2017, mas agora está se espalhando muito rapidamente porque se reproduz por larva. Então, são milhares de larvas lançadas no estuário de Cananéia, a cada fase de reprodução da espécie. Controlar essa expansão é bastante complicado”.

A professora informa ainda que não se sabe quais podem ser as ameaças ambientais, sociais e econômicas, que essa espécie exótica de ostra pode trazer para a região. De acordo com a gestora Nathalia, “a ação integrada entre gestores, pesquisadores, pescadores e alunos apresenta grande importância para a sensibilização e levantamento de informações sobre a espécie, que está se desenvolvendo em locais de ocorrência da ostra nativa Crassostrea brasiliana, espécie de grande relevância socioeconômica para a pesca artesanal no município de Cananéia”.