PE Marinho Laje de Santos – Vanessa Tome Nishioka

No próximo dia 27 de setembro, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos (PEMLS) completa 23 anos. Para celebrar esta data, a Unidade de Conservação administrada pela Fundação Florestal, vai promover atividades para o público em geral, entre os dias 17 e 25 de setembro. A programação inclui a comemoração do Dia Mundial de Limpeza das Águas (17/09). O PEMLS participará do Clean Up Day, pelo 4º ano consecutivo, em duas datas: 17 e 24 de setembro.

As ações têm como objetivo tornar a Unidade de Conservação mais conhecida pela comunidade, além de aproximar funcionários, monitores, visitantes e mergulhadores, sensibilizando-os a respeito da poluição marinha e a importância do parque na preservação da biodiversidade.

O PEMLS é o primeiro e único parque marinho do Estado de São Paulo. Seu bioma é formado por costões rochosos e formações coralíneas, ambiente propício para a concentração de peixes de passagem e recifais, que o torna local de grande diversidade biológica. Entre as espécies que já foram avistadas Além disso, o parque é um dos principais pontos de mergulho e fotografia subaquática do País, devido a grande visibilidade que pode alcançar. São até 35 metros em seus melhores dias.

Confira a programação:

Durante todo o mês de setembro, estará disponível no Aquário de Santos uma exposição sobre o PEMLS. Nos dias 24 e 25 de setembro, o vídeo “Laje dos Sonhos” será exibido na cinemateca do Aquário de Santos, às 10h e às 14h. O Aquário de Santos é aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h. Ingresso no valor de R$ 5,00, estudante paga meia. Para menores de 12 anos e maiores de 60, a entrada é gratuita. Para mais informações mande e-mail para setur@santos.sp.gov.br.

Dia 24 de setembro, das 9h às 15h, acontece a 4º celebração do Dia de Limpeza das Águas (praias e rios) também conhecido como Clean Up Day. A ação será realizada com os monitores do parque e das operadoras de mergulho. O ponto de encontro para a saída, ás 7h, será na Marina Tune.

Antes da saída, haverá uma palestra sobre o “Projeto Petrechos perdidos, abandonados e descartados no mar”, que é resultado de uma parceria entre o Instituto de Pesca e a Fundação Florestal (FF). A seguir, as embarcações seguem para o PE Marinho Laje de Santos, com os voluntários, para a realização da limpeza do oceano.

Dia 17 de setembro, das 9h às 12h, a UC participará do Clean Up Day da Prefeitura de Santos, organizada pelo Áquario de Santos. O parque terá uma tenda com banners e folders em frente ao Áquario.

Sobre a UC

Localizado em Santos, SP, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos inclui a Laje de Santos, os Parcéis (formações rochosas submersas) como o Parcél do Bandolim, das Âncoras, Brilhante, do Sul e Novo, além dos Rochedos conhecidos como Calhaus. O Parque é aberto à visitação e constitui um local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científicas, proporcionando contato direto com os diferentes ecossistemas marinhos que ainda podem ser conhecidos e compreendidos.

Para visitação é necessário entrar em contato previamente com o parque, por telefone (13) 3567-1495 / (13) 3567-1506 ou e-mail pem.lajedesantos@fflorestal.sp.gov.br. O valor do ingresso é de R$ 13,00 por pessoa. Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.