Neste sábado, 3, será realizada mais uma edição do Global Big Day, um dia dedicado à observação e contabilização de aves em todo mundo. A Fundação Florestal (FF) – por meio de suas Unidades de Conservação (UCs) abertas ao público – participará deste dia. Parques e Florestas Estaduais, bem como Áreas de Proteção Ambiental, são boas opções para quem quer fazer sua lista durante o Big Day.

Saíra-militar – foto Aline Rezende

Para fazer seu Big Day em alguma de nossas UCs, os requisitos estão referidos na portaria normativa FF/DE n° 236/16 http://fflorestal.sp.gov.br/files/2016/03/PN, que trata dos procedimentos para realização da atividade de observação de aves nas UCs da FF.  Confira no Guia de Áreas Protegidas  (https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/) a UC mais próxima de você e participe! Você pode fazer também seu cadastro em plataformas digitais utilizadas por observadores do mundo inteiro para registrar suas listas.

Entre as sugestões de Unidades de Conservação para visitar neste dia, há o Parque Estadual Campos do Jordão – que abriga mais de 300 espécies de aves – e fará uma passarinhada neste dia, das 7h às 17h, com intuito de preservar e conhecer a avifauna local.  Para se inscrever e obter maiores informações entre em contato conosco:  (12)3663-3762/(12)3663-1977/ E-mail: pe.camposdojordaoup@fflorestal.sp.gov.br

Recomendações

Levar equipamentos para observação, como: binóculos e câmeras fotográficas,  caneta e bloco de notas. Usar roupas leves, camufladas ou escuras e sapatos fechados, chapéu ou boné. Levar na mochila: água, lanche, repelente e protetor solar. Trazer de volta o lixo gerado.

O Big Day

Durante as 24 horas deste dia, pessoas de todo o mundo estarão empenhadas em observar e contabilizar o maior número de espécies de aves. As listas compõem um gigantesco banco de dados mundial, disponível para todos os interessados, e permite o conhecimento de diversos aspectos da biologia das aves, direcionando assim a tomada de decisões sobre a gestão da biodiversidade e conservação.