Nome Área Município
Barreiro/Anhemas 3.175,07 ha Barra do Turvo
Quilombos de Barra do Turvo 5.826,46 ha Barra do Turvo
Pinheirinhos 1.531,09 ha Barra do Turvo
Lavras 889,74 ha Cajati
Itapanhapima 1.242,70 ha Cananéia

RDS Barreiro Anhemas
Área: 3.175,07 ha
Município: Barra do Turvo/SP
Total de famílias: 176

A RDS Barreiro Anhemas, situa-se na porção sudoeste do estado de São Paulo, no município de Barra do Turvo, localiza-se na bacia hidrográfica do ribeirão do Turvo, em sua margem direita. Comporta grandes áreas de pecuária, bem como novas formas de utilização do solo, a exemplo, a Agrofloresta. Essa RDS conta com diversas famílias tradicionais, que já se encontravam na área antes da criação do Parque Estadual de Jacupiranga, e que perduraram até os dias atuais, como as seguintes Famílias: Mota, Bonrruque, Pedroso e Gonçalves.

RDS Quilombos de Barra do Turvo
Área: 5.826,46 ha
Município: Barra do Turvo/SP
Total de famílias: 136

RDS Quilombos de Barra do Turvo, formado por Comunidades de Remanescentes de Quilombos de Ribeirão Grande, Terra Seca, Cedro e Pedra Preta, distribuem-se ao longo da BR116 (Rodovia Régis Bittencourt) e SP 552, e todas elas localizam-se no Município de Barra do Turvo/SP.

RDS Pinheirinhos
Área: 1.531,09 ha
Município: Barra do Turvo/SP
Total de famílias: 60

Esta área visa assegurar a permanência e desenvolvimento de 3 comunidades tradicionais situadas junto à divisa com o Paraná.

RDS Lavras
Área: 889,74 ha
Município: Cajati/SP
Total de famílias: 4

Abrangendo a microbacia do Rio Lavras que reúne cerca de 50 afluentes, revelam-se como potencial turístico a cachoeira do Lavras, paisagem de mata preservada, corredeiras límpidas, do qual os agricultores locais com suas produções sustentáveis como protagonistas se colocam para essa empreitada. Essa paisagem privilegiada esta acessível pela sua localização.

RDS Itapanhapima
Área: 1.242,70 ha.
Município: Cananéia/SP

A RDS de Itapanhapima localiza-se no Estuarino Lagunar de Cananéia, um importante berçário de peixes e mamíferos aquáticos. A RDS abrange grandes extensões de manguezais que são manejados pelas populações tradicionais residentes na Unidade de Conservação, e algumas famílias de Cananéia para extração da ostra nativa e do caranguejo-uçá.

Segundo a lei nº 12810, de 21 de fevereiro de 2008, que institui o Mosaico do Jacupiranga, a RDS é destinada à população tradicional de Itapanhapima, Retiro, Bombicho e outras oriundas de realocação do Parque Estadual Lagamar de Cananéia, e aos pescadores artesanais de Cananéia.

As RDSs encontra-se em fase de implementação. O objetivo é promover a gestão participativa do território e a melhoria da qualidade de vida das populações locais através do manejo sustentável dos recursos naturais.