Na sexta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A Fundação Florestal, por meio de suas Unidades de Conservação, preparou diversas atividades ao longo da semana para conscientizar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência dos ecossistemas do planeta.

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha (Cunha)
10ª Passeata Ecológica para conscientizar alunos, professores e comunidade sobre a importância da água. A ação sairá da Escola Benedito Aguiar Santana em direção ao Parque Municipal do Lavapés, onde haverá atividades com os alunos, como: teatro, plantio de mudas e oficina de pintura e ainda atividades radicais. A passeata é dirigida a alunos da rede estadual e municipal de ensino, mas a comunidade pode participar. Gratuita.
Data: 25/03
Informações: (12) 3111-2353 / 1818

Parque Estadual do Rio Turvo – Núcleo Capelinha
O público percorrerá a trilha que margeia o rio e a cachoeira da capelinha, um dos principais afluentes do rio Jacupiranguinha, rio que abastece o município de Cajati, interagindo dinâmicas que abordaram temas referenciando a importância deste precioso recurso, a água.
Dia 23: Moradores da vila Braz
Dia 27: Escola Municipal Jardim Ana Maria
Dia 28: Escola Municipal Gente Inocente
Dia 29: Escola Municipal Victório Zanon
Informações: (13) 3855-7137 (Capelinha)

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Curucutu
7º Unidades de Conservação e a Proteção de suas Nascentes – Curucutu: A Importância de suas Nascentes. A ideia do evento é promover a importância da Unidade de Conservação, com foco nas nascentes do Núcleo Curucutu, reforçando a conscientização para o uso correto dos recursos hídricos.
Entre as atividades: palestras, vídeos, trilha da Bica com foco no Rio Embu Guaçu, um dos principais formadores da represa Guarapiranga. Os interessados devem agendar a participação pelo telefone.
Data: de 22 a 24/03
Informações: (13) 3422-5657 / (13) 3426-9223

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
14ª Semana da Água do Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande.
Atividades voltadas para escolas agendadas. Debate de temas atuais como ocupação em área de risco (importância da vegetação para infiltração e absorção de água pelo solo, erosão e assoreamento), clima, ciclo da água, impactos da cidade sobre o parque e importância do mesmo, visando o motivo de sua criação, para a cidade de São Paulo.
Haverá ainda atividades lúdicas com o tema Ciclo da Água.
Datas: 21, 22, 26, 27, 28, 28 e 29/03
Horário: 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Informações: (11) 2203-0115

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Cabuçu
14ª Semana da Água do Parque Estadual da Cantareira
Atividades voltadas para escolas agendadas. Jogo recreativo Circuito da Água, com enfoque nas três principais formas de utilização do recurso: uso doméstico, produção de materiais e o uso da água para a sobrevivência (alimentação). Haverá plantio de mudas de árvores pelos alunos no parque. As mudas foram escolhidas como tesouro devido aos múltiplos papéis que a vegetação exerce na proteção do solo, regulação térmica e no ciclo hidrológico.
Haverá também exposição fotográfica sobre a importância da Barragem do Cabuçu na história do abastecimento de São Paulo.
Exposição fotográfica aberta ao público visitante.
Data: de 19 a 22/03
Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h
Informações: (11) 2401-6217/ 2406-8429

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Engordador
14ª Semana da Água do Parque Estadual da Cantareira
Atividades voltadas para escolas agendadas. Pescaria ecológica – em um tanque com água, com peixes de plástico, lixo reciclável e demais objetos que são encontrados nas águas, como até mesmo folhas caídas. As crianças deverão “resgatar” o lixo e separá-los, colocando em lixeiras adequadas, aprendendo sobre a importância da reciclagem, da quantia de água utilizada na produção daqueles materiais e sobre a poluição das águas.
Data: 19 a 22/03
Horário: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30