Feira criada há 10 anos permitiu compartilhamento de mais de 200 variedades.

A 10ª edição do evento começa dia 18

 As dez comunidades quilombolas da Área de Proteção Ambiental (APA) Quilombos do Médio Ribeira e Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Barreiro Anhemas e também de municípios vizinhos como Iguape, Cananéia e Barra do Turvo, reúnem-se ao longo de uma década para trocar sementes e mudas. Neste ano, a 10ª edição do evento, a Feira de Troca de Sementes e Mudas das Comunidades Quilombolas, que também conta com a participação de comunidades caiçaras, caboclas, indígenas e agricultores familiares da região, ocorrerá no próximo dia 18, das 10h às 20h, em Eldorado.

Segundo o gestor da APA Quilombos, Ives Arnone, a  feira permitiu muitas conquistas ao longo da última década.  “Mais de 200 variedades foram compartilhadas e um paiol de sementes foi criado para armazená-las. Mais e mais variedades foram trazidas a cada edição da feira, fortalecendo o Sistema Tradicional Agrícola Quilombola. Além disso, os debates que precedem a feira sempre trazem temas relevantes, tendo como foco a importância das roças para garantir os alimentos e gerar renda e fortalecer o vínculo das comunidades com as Unidades de Conservação onde estão inseridas.”

O evento é aberto ao público. A programação será realizada em dois locais. Na Escola Estadual Dr. Jaime Almeida Paiva, das 10h às 12h, acontecem debates com os temas: 10 anos de Feira de Trocas de Sementes e Mudas; Território e Conjuntura. Das 14h às 18h, a Feira da Troca de Sementes acontece na Praça Nossa Senhora da Guia, simultaneamente com apresentações culturais, como a dança da Nhá Maruca, Grupo de Batido de São Gonçalo (fandango de Cananéia) e grupos de capoeira. Às 19h, o evento termina com um show da dupla Levi Ramiro e Paulo Freire.

Parceiros

Associações Quilombolas, Instituto Socioambiental, Cooperquivale, ITESP, Fundação Florestal, SESC, Associação Biodinâmica, EAACONE, Prefeituras de Eldorado e Iporanga; Auto-pista Regis Bitencourt/Arteris; Brother.

Serviço

A Escola Estadual Dr. Jaime Almeida Paiva fica na R. Paula de Souza, S/N, Eldorado – SP. Para mais informações, ligue: (13) 38711697, das 9h às 12h e das 13h às 18h.