No dia 1 de junho, a equipe regional Metropolitana, da Fundação Florestal, esteve reunida em Bragança Paulista, para a entrega do processo de elaboração do Plano de Manejo das APAs Piracantareira.

Para a diretora executiva da Fundação Florestal, Lídia Passos, que esteve presente no evento, este trabalho, que envolve uma área que atinge 20 municípios, é de extrema importância não só para a conservação da biodiversidade existente no território da APA, mas também para a q uestão da preservação dos recursos hídricos.

“Estudos da Fundação Florestal revelam que 60% do volume de água potável da água potável que abastecem São Paulo têm suas fontes de produção nas Unidades de Conservação administradas pela Fundação, e suas respectivas Zonas de Amortecimento. Essa condição indica a complexidade do trabalho a ser realizado, a partir de procedimentos técnicos que um Plano de Manejo é capaz de orientar. Por isso, a Fundação Florestal coloca todos os seus recursos à disposição, assim como o trabalho de sua equipe, na busca deste consenso”, explica Lídia.

Participaram do evento, o secretário municipal de meio ambiente, Francisco Chen, representantes do Conselho Gestor e gestores da Fundação Florestal, além de representantes da comunidade e sociedade civil. Antes de entregar as etapas finalizadas do processo de elaboração do Plano de Manejo das APAs Piracantareira à diretora executiva da Fundação, o gestor da Unidades de Conservação, Luis Fernando Calistron Valle, falou ainda sobre a importância deste trabalho e a participação do Conselho Gestor neste processo.