PARCERIA FUNDAÇÃO FLORESTAL – WWF-BRASIL: APRIMORANDO O USO PÚBLICO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Em 2004, a Fundação Florestal (FF), o Instituto Florestal (IF) e a ONG WWF-Brasil iniciaram uma parceria para aprimorar a gestão das Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Integral de São Paulo. O resultado foi um trabalho de avaliação da efetividade de manejo do sistema de Unidades de Conservação (Rappam – Rapid Assessment and Prioritization of Protected Areas Management) de proteção integral sob responsabilidade da FF e do IF, apresentado no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação daquele ano.

Esse trabalho gerou uma série de recomendações de manejo para as UCs do sistema. A continuidade da parceria tem focado justamente o atendimento a essas recomendações, ressaltando a produção de uma cartilha descrevendo a importância das UCs para distribuição aos formadores de opinião e o projeto PDA do Ministério do Meio Ambiente que desenvolve metodologia de seleção de áreas críticas para a conservação ambiental e procedimentos para a criação de UCs.


Os bons resultados dessa parceria motivaram a continuidade e aprofundamento dos trabalhos conjuntos, decisão consolidada em reunião realizada em 2008 envolvendo a coordenadora do Programa Mata Atlântica e o Superintendente de Conservação do WWF-Brasil e a Fundação Florestal.

Como consequencia dessa decisão, o WWF-Brasil obteve o apoio do WWF-UK (Reino Unido) e do HSBC para prosseguir com as ações. Naquele mesmo ano, uma comitiva do WWF-UK esteve no país para conhecer a parceria entre WWF-Brasil e a Fundação Florestal. Na ocasião, foi estabelecido que a melhor forma de desenvolver a potencialidade das UCs para cumprir com seus objetivos conservacionistas, educacionais e sociais seriam projetos relacionados com o programa “Trilhas de São Paulo”.

Desde então, técnicos da FF e do WWF-Brasil atuam em um plano de trabalho para aplicação desses recursos, seguindo três linhas de ação:

I. Desenvolvimento de metodologia de avaliação e monitoramento de impactos da visitação nos atrativos das UCs, contendo:

– Definição de indicadores;
– Produção de manual técnico e guia de campo;
– Capacitação das equipes de campo.

II. Produção de um guia de aves, para birdwatchers;

III. Desenvolvimento do programa de visitação pública das UCs, composto por:

– Diagnóstico de potencialidades de negócios/atividades turísticas em UC;
– Estudos de capacidade de suporte (incluir avaliação de demanda efetiva e potencial);
– Estudos de viabilidade econômico-financeira das unidades de negócio;
– Plano de negócios para as unidades de negócio;
– Edital de concessão de serviços turísticos para a(s) unidade(s) de negócio(s);
– Benchmark para o conjunto de normas operacionais, especificamente aquelas relacionadas com práticas sustentáveis (ISO 14.000, por exemplo) e com atendimento ao público.

O período de aplicação dos recursos do WWF (Brasil e Reino Unido) e HSBC iniciou-se em julho 2008 e será encerrado até junho 2011.

Neste momento a área de comunicações do WWF-Brasil (em sintonia com a área de comunicações da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) já apóia com a divulgação do projeto através de boletins eletrônicos periódicos. A área de marketing do WWF-Brasil também está apoiando a equipe da FF em assuntos relativos à construção de marca e licenciamento (construção da marca “Trilhas de São Paulo”).