A temporada de inverno está chegando e o Parque Estadual Campos do Jordão terá uma programação de férias recheada de diversão para todos os públicos ao longo do mês de julho. As atividades acontecerão sempre de quinta a domingo, a partir das 10h.  Oficinas, brincadeiras ao ar livre, trilhas e exposições fazem parte da programação gratuita. Na programação paga, a incrível Tirolesa Noturna* com 450m de extensão e 70m de altura num cenário fascinante proporcionam ao visitante, uma aventura de perder o fôlego.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por telefone e por e-mail de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Caso sobrem vagas, elas poderão ser preenchidas no dia da atividade, a partir das 9h, no Centro de Informações do PECJ. Confira abaixo as atividades e se programe.

Brincadeiras na natureza

Nos dias 07, 13 e 20/07, às 14h, acontecem as Brincadeiras na Natureza, voltadas para crianças de 4 a 11 anos. Com uma sequência de atividades lúdicas ao ar livre, como explorações, jogos, dinâmicas e músicas, esta atividade tem como objetivo, estimular o conhecimento, amor e preservação da flora e fauna, principalmente em relação à Mata de Araucária, típica a região. 

 Tirolesa Noturna (Atividade paga)

Nas sextas e sábados, às 19h e 20h30, a empresa Zoom Aventura realizará a atividade de tirolesa noturna pela Trilha do Rio Sapucaí, uma aventura noturna com 450 metros de extensão e 70 metros de altura em um cenário fascinante. O valor é de R$ 80,00 por pessoa. (Crianças com menos de 35 kg pagam meia; limite de peso: 110 kg) *essa atividade é regulamentada pelo Contrato de Permissão de Uso.

 Trilhas monitoradas

As principais trilhas do PECJ serão monitoradas em dias específicos, abordando as temáticas de fauna, flora e conservação, ressaltando os atributos naturais e históricos da unidade. O horário de saída é sempre às 10h. Nos dias 07, 09 e 21/07, será realizada a Trilha da Cachoeira, de nível fácil. Nos dias 15, 19, 22 e 28/07, Trilha dos Campos, de nível médio. Nos dias 08, 14, 26 e 29/07, Trilha da Celestina, de nível difícil. Para mais informações sobre as trilhas, acesse: http://fflorestal.sp.gov.br/pcampos-do-jordao/principais-atrativos/

Exposições guiadas

Nos dias 05, 12, 15, 22 e 27/07, às 14h, acontecem visitas à Exposição Limpeza das Águas, que mostra o cenário atual do Rio Sapucaí e propõe uma reflexão sobre como a sociedade se relaciona com ele, os passivos ambientais que o prejudicam, suas consequências e também como o Parque, enquanto Unidade de Conservação que é atravessada pelo rio, pode atuar como espaço educador.

Já nos dias 06, 09, 19, 21 e 28/07, às 14h, a Exposição Resgate Histórico Cultural do Horto Florestal mostra as diversas fases do Parque desde quando as terras pertenciam à família Godoy, a “Fazenda da Guarda”, até os dias atuais, assim como a identidade colaborativa que formou várias famílias e legitimou a construção de um Parque Estadual.

Oficinas

Nos dias 06, 13, 20, e 27/07, às 10h, a Oficina Turismo Ecológico traz ao visitante a oportunidade de fazer uma trilha com ênfase em técnicas de fotografia e turismo ecológico.Ao longo da atividade, apresenta-se o conceito de Unidade de Conservação, a importância do meio ambiente e como é inserido o turismo dentro das determinações para conservação desse meio.

Nos dias 05 e 12/07, às 10h, acontecem as Oficinas da Mata Atlântica, com trilhas monitoradas de forma interpretativa com ênfase em assuntos relativos a este bioma. A abordagem do conteúdo na trilha será feita por meio de brincadeiras, dinâmicas e experimentos, transmitindo o conteúdo de uma forma mais lúdica e prática, destacando características de fauna e flora local.

Ambiente de Leitura

Durante todos os dias da programação, das 9h às 17h, o público terá um ambiente de leitura à disposição, organizado ao ar livre, com conteúdos relacionados ao meio ambiente.

Workshop Cozinha Sustentável

Todas as sextas-feiras de julho, às 11h o Restaurante Dona Chica realizará um bate-papo sobre as boas práticas sustentáveis dentro da cozinha e na escolha de cardápios, com demonstração prática ao ar livre.

Serviço
Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n° – Campos do Jordão – SP
Telefones: (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804
E-mail: pe.camposdojordaoup@fflorestal.sp.gov.br
Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h.