Outras ações estão previstas, como trabalhos de conscientização das populações do entorno

Brigadistas passam por capacitação em Bananal – foto divulgação

O polo Campos do Jordão do Programa Corta-Fogo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente realizou, na última terça-feira, 10/10, um treinamento com as brigadas de incêndio do município de Bananal e da Estação Ecológica de Bananal.  A capacitação contou com a participação de 44 pessoas que atuaram no grande incêndio ocorrido na região no último mês.

A capacitação foi ministrada pelos gestores da Fundação Florestal, Thiago Miranda, Thiago Nogueira e o representante do Instituto Florestal, Paulo Caetano. Entre os participantes, estavam funcionários da Prefeitura de Bananal, Defesa Civil, RPPN Chácara Santa Inês e moradores voluntários.

Durante o treinamento, foram passados conceitos teóricos e práticos sobre prevenção e combate a incêndios, que vão desde como realizar um aceiro para evitar que o fogo se alastre para outras áreas, até a confecção manual de abafadores, popularmente conhecidos como “vassouras de bruxa”. Os participantes também aprenderam técnicas e métodos de combate sobre como agir numa linha de fogo e como manusear uma mochila costal, entre outros conceitos.

Segundo a gerente regional da Fundação Florestal, Aparecida Descio, “a proteção das Unidades de Conservação contra incêndios florestais exige um grande planejamento, no sentido de antecipar as ocorrências. Um bom treinamento e ações preventivas reduzem muito e muitas vezes evitam grandes tragédias ambientais. A ocorrência que tivemos no município de Bananal demonstrou a importância de ter brigadas consolidadas e bem treinadas para atuar em casos de emergências como essa. Também é uma premissa do Programa Corta-Fogo, trabalhar com a população e mostrar a importância delas na prevenção dos incêndios florestais.”