Por meio de animais taxidermizados, público pôde conhecer um pouco da fauna da Mata Atlântica – Foto:Aline Luiza

No último dia 24 de setembro, o Núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), e o Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), comemoraram o Dia de Defesa da Fauna na Praia da Enseada, situada no Centro do município.

Com a ajuda de uma exposição de animais taxidermizados e de belas imagens de animais silvestres encontrados nas referidas Unidades de Conservação (UC) de Proteção Integral administradas pela Fundação Florestal, foi realizado um bate-papo com a população local sobre a importância da conservação da fauna e toda biodiversidade protegida por estes parques.

A ação contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, de todas as idades, entre turistas e moradores do município de Bertioga. A comunidade dialogou sobre a importância das Unidades de Conservação para proteção da fauna silvestre, abordando assuntos referentes ao tráfico de animais, desmatamento e fatores que ameaçam a proteção das espécies presentes nas referidas Unidades de Conservação.

O objetivo de atividades como esta é apresentar a importância das UC assim como como orientar o público sobre o comportamento correto em relação à fauna e sobre impactos prejudiciais à fauna silvestre, como ocupação humana desenfreada, tráfico de animais e desmatamento das florestas.

Apoio
O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do Núcleo de Educação Ambiental e da Diretoria de Operações Ambientais; Polícia Ambiental do Guarujá, Dragões Moto Clube, Grupo de Fotógrafos 4X4 e voluntários da UC.

Sobre os parques
Criado em 2010, o Núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar é considerado um marco na conservação da Mata Atlântica da região considerada o trecho litorâneo paulista mais preservado de Mata Atlântica na atualidade.

Em sua adjacência, encontra-se o Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB), Unidade de Conservação criada no mesmo ano e sob a mesma gestão, que abriga rica diversidade de ambientes (dunas, praias, rios, florestas, mangues) e uma variada vegetação de restinga, na qual vivem animais raros e ameaçados de extinção.

Serviço
Para mais informações, ou para agendar uma visita, entre em contato pelo telefone (13) 3317 2094, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.