Muda foi doada pelo Green Nation para celebrar os 30 anos da APA

A APA do Carmo comemorou o aniversário de 30 anos no sábado, 6/4, com o plantio de uma muda de Jequitibá-branco (Carinianna estrellensis), uma das espécies ameaçadas do estado de São Paulo, no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

A ação aconteceu durante a terceira edição da Caminhada Histórica promovida pela direção da APA do Carmo para celebrar a data e, ao mesmo tempo, resgatar e compartilhar histórias e experiências relacionadas à Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo (APA do Carmo).

O evento reuniu 50 pessoas, que acompanharam o plantio, do qual participaram Gustavo Feliciano Alexandre, gestor da UC; Helen Evelin de Souza, gestora do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (SVMA); Gustavo Herdeiro Faria, do SESC Itaquera; e Felipe Augusto Zanusso, do Movimento Conservatio – Cultura de áreas protegidas.

A muda foi doada pelo Green Nation, movimento movimento que propõe um olhar sobre a sustentabilidade que une música, cinema, animação, experimentação, fotografia, internet, mídias sociais, esporte e interatividade para construir uma sociedade nova em palavras, ações, pessoas e meio ambiente.

Antes de o plantio ser realizado, os participantes da Caminhada Histórica percorreram pontos da UC como a área utilizada para acampamento de ativistas, o antigo aterro, a sede da Fazenda do Oscar Americano, atual Museu de Meio Ambiente do Parque do Carmo, o SESC e o Planetário.

O território da APA do Carmo possui uma importância para a história da conservação da natureza em São Paulo, especialmente, por causa da mobilização de movimentos sociais contra o funcionamento do antigo aterro sanitário de São Mateus na década de 1980, que fez despertar a consciência ambiental e o surgimento das primeiras entidades locais que empreenderam a luta para a criação da APA.

A Caminhada Histórica na APA do Carmo é uma parceria da Fundação Florestal, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, SESC Itaquera e Movimento Conservatio – Cultura de áreas protegidas.