Fundação Florestal e representantes da sociedade civil trabalham juntos para criar um modelo que atenda às expectativas das comunidades locais.

O Sistema Ambiental Paulista, por meio do Comitê de Integração dos Planos de Manejo, está elaborando 11 novos Planos de Manejo, concebidos como “projetos-piloto”. Desses, sete se referem a Unidades de Conservação (UCs) sob a gestão da Fundação Florestal: os Parques Estaduais Itaberaba e Itapetinga, a Floresta Estadual de Guarulhos, o Monumento Natural Estadual Pedra Grande (que fazem parte do Bloco 1), o Parque Restinga de Bertioga, a Estação Ecológica Itapeti e a Área de Proteção Ambiental Rio Batalha (pertencentes ao Bloco2).

Os quatro Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Bloco 1 já foram finalizados e na primeira semana de maio serão realizadas as Audiências Públicas. Ao final, os PM serão encaminhados ao CONSEMA para análise e aprovação.

No momento, estão sendo elaborados os três planos de manejo das Unidades de Conservação do Bloco 2. Os encontros que discutiram o diagnóstico foram realizados no mês de março e contaram com a participação de representantes de diferentes setores das comunidades locais, que tiveram a oportunidade de se manifestar livremente, apresentando sugestões e eliminando dúvidas.

O 2º Encontro de Consulta Pública para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB) ocorreu nos últimos dias 19 e 20 de abril com o objetivo de apresentar a proposta de zoneamento e possibilitar a participação de moradores e representantes de diferentes áreas do município de Bertioga. As reuniões ocorreram no Espaço Cidadão de Boraceia e no SESC Bertioga.

As oficinas contaram com a presença de mais de 150 pessoas, dentre as quais os membros do conselho gestor, moradores do entorno, comunidades que vivem dentro do PERB, representantes da sociedade civil e do poder público municipal além de técnicos da Fundação Florestal e do Sistema Ambiental Paulista.

Nesse encontro foi apresentada a concepção metodológica do zoneamento e a proposta de zoneamento do PERB e foram recebidas as contribuições dos participantes divididos por grupos menores para democratizar o debate e permitir uma diversidade maior de contribuições.

A Fundação Florestal e o Sistema Ambiental Paulista estão reunindo esforços para garantir a qualidade técnica e a participação social na elaboração dos Planos de Manejo. O 3º Encontro de Consulta Pública do PERB está agendado para os próximos dias 28 e 29 de maio.

Em 24 de abril, também ocorreu o 2º Encontro de Consulta Pública do Plano de Manejo da APA Rio Batalha no munícipio de Pirajuí que contou com a participação de aproximadamente 45 pessoas, entre conselheiros, representantes da sociedade civil e poder público municipal.

Para participar da elaboração do Plano de Manejo do PE Restinga de Bertioga e demais Planos de Manejo, acesse o link: http://www.ambiente.sp.gov.br/consulta-planosdemanejo.

Grupo de trabalho discute a proposta de zoneamento. APA Rio Batalha.

Representantes da sociedade civil acompanham a apresentação da proposta de zoneamento. PE Restinga de Bertioga – Boraceia.

Grupo de trabalho discute a proposta de zoneamento. PE Restinga de Bertioga – SEC Bertioga.