Os locais escolhidos para lançar as “seed balls” são as entradas de trilhas abertas à visitação, com o objetivo de promover o enriquecimento vegetativo para a atração de animais silvestres e recuperação de espécies ameaçadas

 

As seed balls foram confeccionadas pela própria equipe do PESM – NPDor

Para celebrar o Dia da Terra, o Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar realiza, nos dias 21 e 22 de abril, o evento “Semeando Ideias”. Além do contato com a natureza e o conhecimento sobre a biodiversidade local, nestes dias, os participantes ajudarão a semear a floresta.  A atividade consiste em lançar pequenas bolas de argila misturadas com compostos orgânicos e sementes, conhecidas como “seed balls”. As espécies de sementes escolhidas são de palmeira-juçara, ingá, canela e cambuci, todas nativas da Mata Atlântica.

No dia 21/04, às 8h, a atividade será realizada na Trilha do Guardião e no dia 22/04, às 7h, na Trilha do Poço Bonito. A programação é gratuita e aberta ao público, mediante agendamento prévio. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 20/04, pelo e-mail: pesm.padredoria@gmail.com . Para mais informações, ligue: (11) 4696-0981, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

De acordo com a gestora do PESM – NPDor, Ana Lúcia Wuo, o objetivo é conduzir os participantes a uma reflexão sobre a Terra, como o uso consciente dos recursos naturais e do solo, a exploração de ambientes naturais, o desmatamento e suas consequências e a importância da regeneração das florestas. Com a comemoração do Dia da Terra, queremos proporcionar um olhar sobre o nosso planeta, com foco sobre as ações que vem interferindo de forma direta a vida na Terra e as consequências disso, bem como apresentar soluções para manter um ambiente equilibrado. As seed balls foram escolhidas para esta atividade por serem uma técnica bastante eficaz na disseminação de sementes.

Faça você seu seed ball!

Materiais:

– 1 porção de múltiplas sementes secas

– 3 porções de adubo orgânico (fertilizante natural à base de vegetais)

– 5 porções de argila (terra) vermelha ou marrom

– 1 a 2 porções de água

Mão na massa!

Junte todos os componentes secos e misture bem. Adicione água aos poucos, faça uma massa e modele as esferas. Coloque-as em cima de um papelão e deixe secar à sombra. Elas podem ficar armazenadas por semanas ou para uso imediato após secagem.

Divirta-se!

As esferas de sementes podem ser lançadas naturalmente na superfície do terreno escolhido. A distância de uma esfera para a outra varia de acordo com o tamanho das futuras plantas. Quanto maiores as árvores, maior deve ser a distância entre elas. Aproveite a atividade para se divertir com a criançada!

texto: Aline Rezende
fotos: divulgação PESM – Núcleo Padre Dória