Em comemoração ao Dia do Observador de Aves (28/04), o Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar (PESM – NPDor), em Salesópolis, realizará uma programação voltada para esta atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. No dia 14/04, acontece uma palestra e no dia 29, os participantes irão a campo, na Trilha do Balcão, para aprender na prática, lições sobre como observar e identificar aves.

O evento será voltado para a comunidade no entorno do parque. A palestra – gratuita e aberta ao público – acontecerá na sede da Associação União dos Moradores e Amigos do Bairro dos Pintos (UMAP), às 17h. Para a atividade prática do dia 29/04, que tem início às 6h, os interessados devem inscrever-se até o dia 28 de abril, pelo e-mail pesm.padredoria@gmail.com . As vagas são limitadas. Para mais informações, ligue: (11) 4696-0981.

Segundo a gestora do PESM – NPDor, o objetivo é estimular a prática de observação de aves junto aos moradores do entorno do parque, como uma atividade sustentável que pode trazer renda à comunidade. “Estamos incentivando um conhecimento maior sobre essa atividade que ainda não é tão explorada na nossa região. Queremos mostrar que há possibilidades financeiras nesta atividade. Além disso, os observadores de aves são verdadeiros aliados na proteção da nossa avifauna e de seus habitats.”

texto: Aline Rezende
foto: Messias Cunha