O passeio escolhido é a Trilha do Balcão, com vestígios históricos, araucárias pelo caminho e um conjunto de quedas d’água para contemplar e mergulhar

No dia 28 de fevereiro, às 7h, o Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar (PESM – NPDor) comemora o aniversário de Salesópolis, o município onde está inserido o Núcleo. Nesse dia, a comunidade local poderá realizar, gratuitamente, um passeio pela Trilha do Balcão. O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Para participar, é necessário agendamento pelo email, de 12 a 26 de fevereiro.

Durante a atividade, os participantes receberão informações sobre a fundação e o desenvolvimento da cidade de Salesópolis e sua relação com o patrono do Núcleo, o Padre Manoel de Faria Dória. O objetivo do evento, segundo a gestora do PESM – NPDor, Ana Lúcia Wuo, “é fortalecer o vínculo da população com o parque, tornando os cidadãos, agentes da preservação ambiental na região.”

Trilha do Balcão

Com 8,86 km de extensão (ida e volta), esta trilha possui nível médio de dificuldade e o passeio leva uma média de 4h.  A Trilha do Balcão recebe esse nome por ter um conjunto de quedas-d’água que formam um balcão, com uma grande extensão de areia. Também conhecida como Trilha do Sal, o percurso tem início de forma bem suave, com inclinação leve. O local possui vestígios históricos, como as ruínas de uma fazenda instalada na antiga Rota do Sal que, segundo a lenda, foi alvo de escavações de aventureiros em busca de tesouros. A vegetação é secundária, porém em estágio avançado de regeneração e trechos de florestas de araucárias.

Leve na mochila: água, lanche, repelente, protetor solar, toalha, máquina fotográfica, binóculo.
Vista-se adequadamente: tênis antiderrapante, calça, camiseta, óculos, boné , roupa de banho.

Serviço
A sede administrativa do parque fica na Rua Alferes José Luiz de Carvalho, 550, Centro, Salesópolis – SP.
E-mail: pesm.padredoria@gmail.com 
Fone: (11) 4696-0981.
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30