O Parque Estadual Intervales (PEI) foi recordista brasileiro de registros de aves durante o Global Big Day – um dia dedicado à observação e contabilização de aves em todo mundo –  ocorrido no último dia 5/5. O total de 220 espécies registradas na Unidade de Conservação foi obtido pela soma das listas dos participantes do evento no dia, membros do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (COAVES) e dos monitores ambientais do parque.  Entre os destaques do dia, foram registradas as espécies taperuçu-preto (Cypseloides fumigatus); sabiá-cica (Triclaria malachitacea); papo-branco (Biatas nigropectus);  tauató-pintado  (Accipiter poliogaster ) e maria-pequena (Phylloscartes sylviolus).

O observador Sérgio Trevisan explica que embora o grupo soubesse do potencial do PEI para o birdwatching, o recorde foi uma boa surpresa. “Fomos convidados para fazer o Big Day no Parque Estadual Intervales e ficamos lisonjeados. A ideia era participar e nos divertirmos, mas foi um espanto ficar em primeiro lugar! Encontramos bastante espécies sazonais e uma vez que a  época do ano não é muito favorável para a observação de aves no Brasil, fizemos registros incríveis.  Intervales, com certeza, é uma referência em observação de aves no Brasil, não só pela biodiversidade, mas pelas instalações e guias excelentes. É tão maravilhoso que internet nem faz falta”, brinca Sérgio.

O gestor do PE Intervales, Thiago Conforti,  explica que a Unidade de Conservação (UC) já é bastante conhecida entre os observadores de aves do Brasil e do Mundo. “Essa visitação gera uma constante atualização da lista de espécies de aves que existem no território. Hoje, Intervales possui 430 espécies de aves registradas. Para nós, é uma satisfação saber que a UC obteve esse destaque em uma elegante disputa de nível mundial. Esse êxito contou com parceiros importantes como o Clube dos Observadores de Aves de Sorocaba e os monitores ambientais de aves do Parque. Se não fossem eles, não teríamos este resultado!”

[photo_gallery_wp id=”16″]

Um refúgio no coração da Mata Atlântica

A grande diversidade de aves no Parque Estadual Intervales tem uma explicação: a UC está situada no coração de um dos mais íntegros remanescentes de Mata Atlântica que restaram no mundo, o Mosaico de Unidades de Conservação da Serra de Paranapiacaba. São mais de 150.000 hectares de proteção integral e Intervales está no centro desse remanescente. Além da localização privilegiada, o PE Intervales possui uma infraesturura de visitação pública que facilita as atividades de observação de aves e proporciona um passeio agradável aos visitantes, incluindo pousadas, restaurante, monitores capacitados, trilhas e estradas de acesso.

O Global Big Day

Durante as 24h deste dia, observadores de aves do mundo inteiro estavam empenhados em contabilizar o maior número de espécies de aves. As listas compõem um gigantesco banco de dados mundial, disponível para todos os interessados e permite o conhecimento de diversos aspectos da biologia das aves, direcionando assim a tomada de decisões sobre a gestão da biodiversidade e conservação.

Serviço

O Parque Estadual Intervales fica na Estrada Municipal km 25 – Ribeirão Grande/SP

Dias e horário de funcionamento:  de segunda-feira a domingo das 8h às 17h.
Telefones:  (15) 3542-1511 / (15) 3542-1245
E-mail: pe.intervales@fflorestal.sp.gov.br
Ingresso: R$ 14,00 por pessoa. Menores de 12 anos, maiores de 60 e pessoas com deficiência não pagam. Estudantes pagam meia-entrada, mediante apresentação de documento.

texto: Aline Rezende
fotos: Coaves – Renato Paiva, Sérgio Trevisan e Sérgio Rodrigues